15/07/2015 às 20:23

Edital do Fundo de Apoio à Cultura 2015 conta com participação pública

Até domingo (19), minuta do documento está disponível on-line para receber sugestões. Cerca de 320 projetos devem ser contemplados na primeira etapa

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Interessados em contribuir com o Fundo de Apoio à Cultura (FAC) de Brasília têm até domingo (19) para opinar sobre o novo edital. “Ninguém melhor para fazer sugestões do que aqueles que vivem a arte no dia a dia”, destaca o subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural, da Secretaria de Cultura, Thiago Rocha Leandro. Ele lembra que a pasta tem como objetivo principal que o público acompanhe de perto todas as etapas do processo. “Estamos em diálogo constante e criamos plataformas de consulta pública para melhorarmos cada vez mais.”

Ontem (14), a secretaria apresentou a minuta do edital ao Conselho de Cultura, a membros do Fórum de Cultura do Distrito Federal e a outros representantes da classe artística. Em seguida, o texto foi liberado para receber comentários por meio de uma página na internet criada pela subsecretaria para facilitar o acesso do público. “Além de comentar e sugerir alterações, os usuários podem ver os comentários anteriores”, explica Leandro. As contribuições passarão por análise técnico-jurídica nos dias seguintes, e o edital deverá ser lançado em 29 de julho.

O valor total do primeiro bloco é de R$ 33,2 milhões, divididos entre: artes plásticas, visuais e fotografia; artesanato; manifestações circenses; cultura popular e manifestações tradicionais; dança; design e moda; literatura, livros e leitura; música; ópera e musicais; patrimônio histórico e artístico material e imaterial. O edital prevê ainda propostas que mesclem duas ou mais categorias e projetos em formatos não previstos explicitamente (projetos livres). Serão contemplados aproximadamente 320 projetos.

O edital do segundo bloco custará cerca de R$ 20 milhões e será voltado a ações que englobem políticas públicas e regionalização. “Queremos trabalhar com ideias mais transversais e multidisciplinares”, adianta o subsecretário. Ele estima que o próximo texto seja lançado durante as inscrições do primeiro.

Leia também:

População pode opinar sobre o FAC e o Plano de Cultura do DF