20/07/2015 às 14:00

Lei Maria da Penha será discutida na Casa da Mulher Brasileira

Debate é uma das ações preventivas propostas pela coordenadora da unidade de apoio a vítimas de violência

Por Dayane Oliveira, da Agência Brasília


. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília-6.7.2015

A Casa da Mulher Brasileira no Distrito Federal vai promover debates mensais sobre a Lei Maria da Penha. A proposta, que deverá começar no fim deste mês, faz parte da ideia de proporcionar regularmente oportunidades para discutir outros temas, como questões de gênero e direitos femininos. “Entendemos que dentro da política de violência precisamos realizar ações preventivas e socioeducativas”, diz a coordenadora da unidade de apoio a vítimas de violência, Miriam Pondaag.

Ela frisa que o atendimento na casa não está vinculado somente a ocorrências policiais. Mulheres que necessitem de outros tipos de auxílio ou orientações são direcionadas a serviços específicos, como os oferecidos pela Defensoria Pública ou pelos juizados e varas especializados. “Elas não precisam necessariamente fazer a denúncia, podem procurar o setor jurídico ou a defensoria, às vezes até para se fortalecer nessa decisão.” Aquelas com histórico de situações violentas, mas que não se encontram em momento de crise também têm direito a ser atendidas. A casa presta ainda informações sobre como ajudar vítimas de convívio próximo.

Independência financeira
Para promover a autonomia econômica do público-alvo, a instituição firmou parceria com o Banco do Brasil. O acordo oferece microcrédito e noções de educação financeira e de empreendedorismo para abertura de negócio próprio. “Muitas têm de abandonar os empregos por causa da violência”, relata Miriam. A Secretaria do Trabalho e do Empreendedorismo também está presente por meio do cadastro para vagas na Agência do Trabalhador e orientação sobre capacitações. Segundo a coordenadora, essa rede de apoio tende a crescer, pois estão sendo articulados vínculos com outros órgãos do governo e entidades voltadas à recolocação no mercado.

A Casa da Mulher Brasileira fica na L2 Norte, Quadra 601, atrás do Serpro-DF (veja mapa abaixo). Para quem vai de ônibus, o ponto mais próximo é o do Centro Cultural de Brasília. As seguintes linhas passam em frente a ele: 0.011, 0.022, 0.023, 0.110, 0.115, 0.116, 0.140, 0.168, 0.174, 0.760, 0.769, 110.2, 115.1, 115.2, 116.1, 128.3, 136.1, 136.5, 140.1 e 760.1. Os horários e trajetos podem ser consultados no sistema de busca do site do Transporte Público do Distrito Federal.

mapa casa da mulher brasileira AgenciaBrasilia

Leia também:

Mais de 220 atendimentos no primeiro mês de funcionamento da Casa da Mulher Brasileira

Governo inaugura Casa da Mulher Brasileira no DF

Veja a galeria de fotos: