21/07/2015 às 22:52

Ruas do Condomínio Porto Rico ganharão placas com endereços

Cerca de 1,2 mil moradores serão beneficiados com as sinalizações

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Em até 60 dias, as ruas do Setor Habitacional Ribeirão, em Santa Maria, ganharão placas para identificar os endereços, antiga demanda da comunidade. O local, chamado de Condomínio Porto Rico, receberá 67 sinalizações conforme o padrão dos Correios. A instalação, em caráter de urgência, será possível graças a um termo de ajuste de conduta firmado entre a administração regional e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

O procurador distrital substituto dos Direitos do Cidadão, Antônio Ezequiel Neto, estima que a novidade beneficie cerca de 1,2 mil habitantes. Com as placas, eles passarão a receber documentos e correspondências nas residências. Hoje, para ter acesso a serviços postais, é preciso ir a uma central de distribuição dos Correios.

A execução do serviço custará R$ 12 mil, recursos do orçamento da administração regional. Se uma empresa fosse contratada, os gastos chegariam a quase R$ 50 mil, calcula o administrador Nery Moreira da Silva. “Nós compraremos as placas em até 30 dias, e a instalação ficará a cargo da nossa própria equipe.” Segundo Nery, o condomínio é a única localidade de Santa Maria sem o endereçamento, o que dificulta também a locomoção de moradores e visitantes.

Plano de obras
O Setor Habitacional Ribeirão existe desde o ano 2000, na parte sul de Santa Maria. Nos últimos meses, a área — em processo de regularização sem prazo para ser concluído — recebeu serviços de terraplanagem e aterramento. De acordo com o plano de obras apresentado pelo governo de Brasília na quinta-feira (16), um edital será lançado neste segundo semestre para contratar pavimentação e drenagem, com previsão de término em 2016.