23/07/2015 às 17:36

Estacionamentos das comerciais do Sudoeste passam por fiscalização

Objetivo de operação é coibir o uso e as ocupações irregulares dos espaços destinados aos veículos

Por Kelly Crosara, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A Administração Regional do Sudoeste promoveu, na manhã desta quinta-feira (23), uma operação de fiscalização nos estacionamentos comerciais da 1ª Avenida da região — das quadras 100 a 104 e da 301 a 304. Com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal, da Polícia Civil, do Departamento de Trânsito (Detran), do Corpo de Bombeiros e da Agência de Fiscalização (Agefis), dez proprietários de lava-jatos foram notificados e autuados no valor de R$ 788 cada um pelo despejo de água suja em espaço público.

Outro alvo da operação foram as publicidades irregulares. Os fiscais levaram para o depósito da Administração Regional do Cruzeiro oito cavaletes com propagandas de lojas dispostos em locais indevidos. Além disso, agentes do Detran notificaram 22 veículos estacionados em áreas não demarcadas, em vagas impróprias — destinadas a pessoas com deficiência e a idosos — e locais que impediam o fluxo do trânsito.

O administrador regional do Sudoeste, Paulo Feitosa, informa que essa ação será de rotina. “Estamos estudando quais serão os próximos locais de fiscalização.” A medida foi tomada pela grande quantidade de reclamações de moradores e comerciantes. “As vagas comerciais já são limitadas e, ainda assim, as pessoas têm que dividi-las com lava-jatos, chaveiros e anúncios publicitários.” Os caminhões de carga e descarga também terão horário definido pela administração para não atrapalhar o tráfego.

Usuários
Proprietária de uma loja de alimentos há 15 anos, Raquel Zanello Borela diz que essa é a primeira vez que vê uma administração atuante. Segundo ela, os comerciantes sofrem com a falta de vagas, pois isso afasta os clientes e impede as vendas. “Já até chamei a polícia para retirar os caminhões de carga e descarga que dificultavam o trânsito de veículos.”

O gerente da Coordenação de Limpeza da Agefis, Adriano Ferreira, afirma que a primeira atitude dos agentes é pedir aos comerciantes irregulares que saiam do local e, só em último caso, a multa é lavrada. “Autuamos apenas aqueles lava-jatos que estavam em atividade e sujando as ruas com a água utilizada na limpeza dos carros.” Segundo ele, esse trabalho é realizado pelo menos uma vez por mês em cada região de Brasília.

Participaram da ação dez servidores da administração local; nove policiais, quatro viaturas, dois guinchos e uma empilhadeira da PM; uma viatura e três militares dos Bombeiros; uma viatura, três agentes e um delegado da Polícia Civil; e oito fiscais da Agefis.

Veja a galeria de fotos: