25/07/2015 às 18:55

Rollemberg mostra esforço em atender a demandas da Roda de Conversa do Itapoã

Governador visitou a região administrativa para ver de perto problemas apresentados por moradores no dia do evento

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília


. Foto:Tony Winston/Agência Brasília

Com o objetivo de cumprir os acordos feitos diretamente com a população, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, passou a manhã deste sábado (25) no Itapoã para continuar um debate que começou há um mês, com a Roda de Conversa daquela região, em 25 de junho. “É fundamental darmos esse retorno aos moradores”, pontuou.

Representante da Associação Recicla Mais Brasil, Cristiane Pereira de Brito, de 28 anos, apresentou ao chefe do Executivo local a principal demanda da categoria. “Precisamos de um espaço para guardar nosso material, como um galpão e também equipamento de trabalho”, disse. Com outros nove catadores, ela recolhe latas, garrafas de vidro, tampas de alumínio e vende para empresas de reciclagem. A associação foi criada em 2012 e trabalha diretamente com a população de rua e com artesãos locais. “Incentivamos a economia criativa na região”, explica Cristiane.

Rodrigo Rollemberg afirmou que está articulando com o Administração Regional do Itapoã uma forma de financiamento para a criação de pontos de entregas voluntárias (PEVs) e de uma área de transbordo temporário (ATT). “A orientação é de procurarmos as áreas certas para realocarmos esses profissionais”, afirmou. Segundo o administrador regional do Itapoã e do Paranoá, Eduardo Rodrigues da Silva, a região precisa ao menos de dois instrumentos do tipo. “O problema do lixo aqui é muito grande; a ideia é darmos aos catadores o suporte para operarem com segurança”, explicou Silva, que acompanhou a visita do governador.

O chefe do Executivo local também aproveitou para visitar a horta comunitária da região administrativa e passou por vias em que há demanda por pavimentação, onde conversou com moradores e informou que está trabalhando para atender essas áreas o quanto antes.

No fim da manhã, Rollemberg reuniu-se com representantes da Associação dos Comerciantes, Produtores, Floricultores e Artesãos do Paranoá no Polo de Plantas, às margens da BR-001. “Temos 22 famílias que vivem disso e precisamos muito que o espaço seja nosso”, explica o diretor administrativo da associação, Carlos Rodrigues. Os produtores conseguiram uma autorização temporária de 60 dias para ocupar o local, mas desejam a regulamentação permanente.

O governador garantiu que vai averiguar as possibilidades jurídicas para regularizar a área. “Vamos nos empenhar para buscar a regulamentação; estou muito feliz em conhecer um espaço tão belo e cheio de vida”, concluiu. Ele estava acompanhado do secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal, e do deputado distrital Joe Valle (PDT). 

Veja a galeria de fotos: