04/08/2015 às 13:12

Artesãos preparam a estreia da Candangoarte

Quarenta profissionais cadastrados pela administração regional exibirão trabalhos manuais na sexta-feira (7) e no sábado (8). Evento será mensal

Por Kelly Crosara, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Atualizado em 4 de agosto de 2015, às 14h40

Todas as edições da feira serão às 18 horas

Berço dos pioneiros que trabalharam na construção de Brasília, assim como o Núcleo Bandeirante, a Candangolândia ganhou outro título dado informalmente pelos moradores: cidade dos artesãos. A 12 quilômetros do Plano Piloto, as casas escondiam havia anos o dom dos trabalhos manuais — arte mapeada pela administração regional desde o início do ano.

O novo potencial econômico do local poderá ser visto durante a 1ª edição da feira Candangoarte, que começa em 7 e 8 de agosto, sempre no estacionamento do salão comunitário, na EQR 2/3. Quarenta profissionais cadastrados confirmaram presença. Funcionários da administração percorreram as ruas e, por meio de indicações, identificaram os artesãos. “Não sei como conseguiram me encontrar”, diz Maria do Socorro Lima Galvão, de 56 anos. “Foi um trabalho de formiguinha com uma grande pitada de boa vontade.” A feira também contará com apresentações musicais, de teatro e recital de poesia.

Moradora da Candangolândia há 20 anos, a aposentada produz peças, como bolsas e tapetes, tendo como matéria-prima a linha e o barbante. O objetivo nunca foi comercializar os produtos, mas, com a iniciativa, definida como “positiva e empreendedora”, ela já vislumbra outro rumo profissional. “Eu fazia para presentear a família ou mesmo para não deixar a mente parar de se exercitar e agora vejo que meu dom, herdado da minha mãe cearense, pode render um dinheirinho.”

A irmã dela, Maria de Lourdes Lima Rocha, de 54 anos, também aposentada do serviço público, segue o mesmo caminho. Craque no tricô e no crochê, somente para uso pessoal, agora planeja assumir um papel que sempre a atraiu: o de professora. “Estou há 24 anos aqui, e ensinar era um desejo adiado que vou conseguir realizar.” A administração regional confirma que tem um projeto para reunir pessoas que querem ajudar a organizar cursos de artesanato.

Mutirão
Antes da Candangoarte, artistas locais podem obter a Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual. Em 6 de agosto, haverá um mutirão, das 9 às 18 horas, para emissão dos documentos. É gratuito e abrange ainda as áreas do Núcleo Bandeirante e do Park Way. “Facilita o acesso às políticas públicas e amplia as possibilidades de participação em feiras, congressos e oficinas”, orienta o administrador regional, Roosevelt Vilela. O atendimento será no galpão da administração da Candangolândia (Rua dos Transportes, Área Especial nº 1).

1ª Candangoarte
No estacionamento do salão comunitário
(EQR 2/3)
Mais informações: (61) 3301-9336

Agosto
Dia 7, sexta-feira
Às 18 horas
Dia 8, sábado
Às 18 horas

Setembro
Dia 11, sexta-feira
Às 18 horas
Dia 12, sábado
Às 18 horas

Outubro
Dia 9, sexta-feira
Às 18 horas
Dia 10, sábado
Às 18 horas

Novembro
Dia 13, sexta-feira
Às 18 horas
Dia 14, sábado
Às 18 horas

Dezembro
Dia 11, sexta-feira
Às 18 horas
Dia 12, sábado
Às 18 horas

Leia também:

Agosto terá mutirão para retirada da carteira do artesão

Veja a galeria de fotos: