05/08/2015 às 23:46

Alunos da rede pública farão simulado do Enem

Previsão é que a prova com 180 questões e redação seja aplicada em setembro deste ano

Por Paula Oliveira, da Agência Brasília

Alunos da rede pública de ensino farão pela primeira vez simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se familiarizar com a metodologia adotada pelo Ministério da Educação. A previsão é que a prova seja aplicada em setembro de 2015 para 21 mil alunos. Assim como a prova oficial, serão 180 questões e uma redação.

O Ministério da Educação divulgou hoje o resultado do exame feito em novembro de 2014. “Mais de 90% das escolas públicas do DF subiram a pontuação geral, e a tendência é que as notas aumentem ainda mais no próximo ano”, acredita o secretário de Educação de Brasília, Júlio Gregório Filho. Cerca de 18 mil alunos da rede pública distrital participaram.

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante que terminou ou que vai completar o ensino médio no ano da prova. A nota é critério de seleção no Programa Universidade para Todos (ProUni), em universidades públicas e particulares, no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e no Ciência sem Fronteiras.

O Enem de 2015 será em 24 e 25 de outubro. As inscrições se encerraram em 5 de junho.