05/08/2015 às 16:38

Governo avança na tomada de decisões para o 8º Fórum Mundial da Água

Comissão formada pelos Executivos local e federal reuniu-se com o Conselho Mundial da Água; meta é traçar diretrizes administrativas sobre o evento que terá Brasília como sede em 2018

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Em parceria com o governo federal, o governo de Brasília reuniu-se com representantes do Conselho Mundial da Água — organismo internacional que atua na defesa dos recursos hídricos — no primeiro encontro preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água, sediado na capital em 2018. “É o evento mais importante do mundo sobre este tema; a água se confunde com a vida, temos que dar prioridade máxima ao que se refere a ela”, declarou o governador Rodrigo Rollemberg, na manhã desta quarta-feira, na Residência Oficial de Águas Claras.

Além de tratar da organização, do envolvimento de outras unidades federativas e de outros chefes de Estado no evento, Rollemberg reforçou o empenho do governo em mobilizar Brasília e criar novos paradigmas na relação com a água. “Vamos aproveitar a oportunidade de sediar o fórum para, desde já, fazermos uma mobilização que envolva escolas, governos, comunidades científicas e sociedade civil para garantir políticas cada vez mais eficientes e ousadas que proporcionem o uso múltiplo, consciente e adequado dos recursos hídricos”, resumiu o governador.

Para o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, a missão do evento será elevar o recurso ao patamar mais alto possível. “A diferença deste encontro é que, além de discutirmos assuntos técnicos, aproximamos o tema e a classe política, onde estão os tomadores de decisões”, alertou.

Suporte
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, reforçou o compromisso do governo federal no apoio à preparação e à promoção do evento com uma grande discussão. Segundo ele, é preciso buscar soluções a longo prazo, como os cuidados com a revitalização do Rio São Francisco, que poderá garantir o abastecimento de toda a Região Nordeste. Occhi também alertou sobre temas básicos que envolvem a água: a agricultura, as alternativas de abastecimento e a energia, por exemplo.

A presidente da Câmara Legislativa, deputada distrital Celina Leão (PDT), disse estar empenhada em contribuir ao colocar o Poder Legislativo à disposição. “Acreditamos muito na importância deste fórum e sabemos que temos uma responsabilidade mundial nas mãos.”

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Salles, ressaltou a importância do tema do fórum Compartilhando Água. “Isso significa dividir a mesma água, cooperar, fazer uma gestão de envolvimento da sociedade em todos os âmbitos”, acrescentou. “É um movimento pela paz, pela distribuição, pelo respeito ao meio ambiente e pela justiça social.”

Participantes
Também participaram da reunião os diretores-presidentes da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu; da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Vinícius Benevides; membros das duas empresas; representantes do Conselho Mundial da Água; do Ministério das Cidades; da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação; da Secretaria de Turismo; da Universidade de Brasília; da Caixa Econômica Federal; além do deputado distrital Joe Valle (PDT). 

Veja a galeria de fotos: