10/08/2015 às 23:38

Retiradas construções irregulares de área ecológica em Planaltina

Ação começou nesta segunda-feira (10) com a derrubada de 97 barracos. Operação continuará ao longo da semana

Por Da Agência Brasília, com informações da Agência de Fiscalização do DF

Cerca de 480 barracos erguidos dentro do Parque Ecológico e Vivencial Retirinho, em Planaltina, serão retirados até o fim desta semana durante ação do Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo. Nesta segunda-feira (10), primeiro dia da operação, foram removidas 97 edificações de madeira, cinco de alvenaria, 1,6 mil metros de cerca e aterradas seis fossas. Os trabalhos continuam amanhã.

O parque foi criado em 1999 pela Lei nº 2.355, de 26 de abril de 1999, e ocupa 624 hectares na Fazenda Mestre D’Armas, à margem do Córrego Atoleiro. A área ecológica tem sido invadida por chacareiros e usada como depósito de lixo e restos de construção.

Combate à grilagem
A operação desta semana em Planaltina integra um conjunto de ações para reprimir a utilização ilegal de terrenos. Em maio, o governo retirou quatro casas em alvenaria e três em madeira, além de uma base em alvenaria no Assentamento 26 de Setembro, em Taguatinga. À época, desocuparam-se sete lotes de 200 metros quadrados. Em junho, o comitê atuou no Setor de Inflamáveis e, em agosto, em Vicente Pires — quando foram demolidas 26 construções irregulares.

O Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo tem como função desenvolver ações de prevenção e controle de construções irregulares nas áreas urbanas e nas de proteção ambiental de Brasília. Com participação de 18 órgãos do governo de Brasília, é coordenado pela Subsecretaria de Ordem Pública e Social. A Agência de Fiscalização gerencia a parte operacional.

Leia também:

Chega ao fim operação de retirada de construções irregulares em Vicente Pires

Construções irregulares são retiradas do Setor de Inflamáveis

Ação contra a grilagem desocupa lotes em Taguatinga