11/08/2015 às 21:19

Nove presos são flagrados com drogas no corpo na volta do Saidão

Detentos que tinham sido beneficiados no fim de semana do Dia dos Pais vão responder pelo crime de tráfico de entorpecentes em ambiente prisional

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

Nove detentos beneficiados com a saída temporária — popularmente conhecida como Saidão — no Dia dos Pais, comemorado no domingo (9), foram flagrados com drogas no corpo na segunda-feira (10) ao retornarem para o Centro de Internamento e Reeducação, na Papuda. Eles vão responder pelo crime de tráfico de entorpecentes em ambiente prisional.

A prisão em flagrante foi um desdobramento da operação Braço Longo da Lei, que teve início na sexta-feira (7) e terminou ontem. Divididos em 45 equipes, 180 servidores lotados no sistema penitenciário intensificaram a fiscalização nesse período. Visitaram 2.456 residências, detiveram 151 apenados por terem descumprido regras estabelecidas pela Vara de Execuções Penais e apreenderam duas armas de fogo e munições.

Durante o Saidão, 1.515 apenados deixaram as penitenciárias às 10 horas de sexta-feira e deveriam retornar no mesmo horário de segunda.

As saídas temporárias são permitidas em datas comemorativas como Natal, Dia das Mães, Páscoa. O indulto, fundamentado na Lei de Execução Penal nº 7.210, de 1984, é concedido a presidiários desde que preenchidos alguns requisitos: apresentar bom comportamento; ter cumprido 1/6 da pena, se for réu primário; ter alcançado 1/4 da pena e estar no regime semiaberto, se for reincidente.