12/8/15 17:58
Atualizado em 12/8/15 às 17:58

Concluída a revitalização do Centro da Juventude da Estrutural

Jovens da região de 15 a 18 anos participam de atividades esportivas e educacionais na unidade


Oficina de grafite é uma das atividades oferecidas no Centro
Oficina de grafite é uma das atividades oferecidas no Centro. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Atualizado em 13 de agosto de 2015, às 17h03

Ao contrário do informado na primeira versão, o Centro da Juventude de Ceilândia tem capacidade para 70 jovens, e não 150. Já a previsão de inauguração dos novos centros é até o fim de 2018.   

“Um espaço para ressaltar a autoestima e a valorização pessoal”, define a secretária de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Jane Klebia Reis, sobre o Centro da Juventude, na praça central da Estrutural. Na manhã desta quarta-feira (12), a comunidade recebeu um espaço renovado e mais adequado às oficinas oferecidas, como música, informática, reforço escolar e esportes. O local acolhe, desde outubro de 2014, 150 adolescentes de 15 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social.

A reforma contou com investimentos da secretaria de cerca de R$ 7 mil, e a cerimônia de entrega ocorreu no Dia Internacional da Juventude, parte da programação do Mês da Juventude. Desde o início de julho, foram promovidas três conferências, inaugurações de salas de leitura em duas unidades de internação e o Campeonato Nacional de Street Workout — treino físico em locais públicos.

Para o educador social e professor de jiu-jítsu Júlio César Alves Costa, de 24 anos, as ações no local têm foco na prevenção. “Enquanto esses meninos e meninas estão aqui, se afastam das drogas e da criminalidade”, acredita o instrutor, que também dá aulas na unidade de Ceilândia Norte.

Na Estrutural, o centro tem capacidade para atender 150 jovens. As vagas estão preenchidas, e existe lista de espera. Em Ceilândia, também já com a lotação máxima, cerca de 70 adolescentes têm estudo e lazer à disposição. Os pais ou responsáveis por interessados em se inscrever nas oficinas devem pedir encaminhamento no centro de referência de assistência social (Cras) da região.

De acordo com a secretária, a expectativa é inaugurar quatro equipamentos como esse a partir de 2016: “Samambaia, Sobradinho, São Sebastião e mais um em Ceilândia em virtude do grande número de pessoas dessa faixa etária”.

Além de Jane Klebia, estiveram na solenidade os secretários de Desenvolvimento Humano e Social, Marcos Pacco; e de Cultura, Guilherme Reis; o administrador regional do SCIA/Estrutural, Evanildo da Silva Macedo; e o deputado distrital Professor Israel (PV).

Agenda do mês 
Ao longo de agosto, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude promove uma série de eventos para comemorar o Mês da Juventude. No sábado (15), será a vez da 3ª Conferência da Juventude, no Centro de Ensino Médio 3, em Ceilândia.

Na outra semana, haverá  três programações: no dia 18 (terça-feira), audiência pública na Câmara Legislativa do DF; no dia 19 (quarta), inauguração do espaço de leitura na Unidade de Internação do Recanto das Emas; e no dia 22 (sábado), atividades culturais, batalhas de b-boys e MCs e campeonato de futebol, no Centro Olímpico e Paraolímpico da Estrutural.

No dia 24 (segunda), a Caravana da Juventude Negra chegará à Estrutural; na terça (25), haverá a abertura do espaço de leitura na Unidade de Internação de São Sebastião; no dia 27 (quinta), inauguração da biblioteca pública da Estrutural e do projeto Estude Aqui; e, no dia 28 (sexta), entrega da Mala do Livro no Centro da Juventude de Ceilândia.

Os últimos eventos estão marcados para o dia 29 (sábado), com o Festival Pertencer e a última etapa da Conferência Distrital da Juventude, em Ceilândia; dia 30 (domingo), evento Rota 156: Guará na Rua; e, no dia 31 (segunda), os jovens que assistiram à audiência pública na Câmara Legislativa poderão participar do curso de Formação Política, na Escola de Governo.

Centro da Juventude da Estrutural
De segunda a sexta-feira
Das 8 às 18 horas
Área Especial 8, na Praça Central da Estrutural
Mais informações: (61) 3234-2195 (telefone do próprio centro)

Veja a galeria de fotos: