12/08/2015 às 00:11

Governadores de Brasília e de Goiás discutem manejo de resíduos sólidos

Durante encontro, ficou decidido que Rodrigo Rollemberg continuará como presidente do consórcio público sobre o tema até o fim de 2016

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília


. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Membros do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e de Goiás reuniram-se em assembleia no Palácio do Buriti nesta terça-feira (11). Durante o encontro, ficou decidido que o governador Rodrigo Rollemberg continuará como presidente do grupo até o fim do ano que vem, quando o chefe do Executivo goiano, Marconi Perillo, assumirá o cargo.

“O Distrito Federal, Goiás e os municípios vão atuar de forma integrada para que tenhamos uma política em comum de resíduos sólidos”, afirmou Rollemberg.

Segundo Marconi Perillo, o consórcio, criado em 2013, tem o objetivo de garantir que as localidades envolvidas atendam ao exigido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Já temos um aterro em Planaltina de Goiás, outro em Águas Lindas e agora definiremos um terceiro para o entorno sul de Brasília.”

Também participaram da reunião de hoje os secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos, Julio Cesar Peres, e do Meio Ambiente, André Lima, o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, e a diretora do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Kátia Campos, além de prefeitos de 14 municípios.

Conferência regional
Parte do consórcio, a 1ª Conferência Regional de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais ocorrerá em 22 e 23 de outubro. Desde 24 de julho, estão sendo feitas conferências locais que subsidiarão o evento. Houve oito delas — Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás e Santo Antônio do Descoberto — e estão previstas pelo menos mais dez.

Esses encontros prévios definem ainda delegados para a etapa regional. Depois disso, será composto o conselho do consórcio, que garantirá a participação popular na tomada de decisões. Exemplos de temas debatidos em nível local são limpeza urbana e coleta; resíduos especiais, como agrotóxicos, lixos hospitalares e industriais; e saneamento básico.

Composição
O Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do DF e de Goiás é composto, além de Brasília, pelas seguintes cidades: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa.

Foi formalmente homologada hoje a participação de mais três municípios: Cidade Ocidental, Novo Gama e Mimoso de Goiás.

Veja a galeria de fotos: