19/08/2015 às 12:40

Está disponível o agendamento on-line para visitar presos na Papuda

Amigos e parentes podem obter senhas pela internet. Filas em frente ao presídio tendem a diminuir com a novidade

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Parentes e conhecidos cadastrados para visitar presos no Complexo Penitenciário da Papuda não precisam mais passar horas nas filas em frente à prisão. Desde julho, o sistema on-line de senhas está disponível em fase de testes. A princípio, a tecnologia atende apenas os visitantes de presidiários das Penitenciárias do Distrito Federal I e II. “Nossa perspectiva é expandir para as demais unidades até o fim do ano”, destaca o subsecretário João Carlos Couto Lóssio.

A página eletrônica foi desenvolvida a custo zero pela equipe de informática da Subsecretaria do Sistema Penitenciário, da Secretaria de Justiça e Cidadania. “Buscamos resolver o problema crônico das filas que se formam ainda no dia anterior ao das visitas”, diz Lóssio.

A Papuda tem mais de 14,7 mil presos. Por questão de segurança, a subsecretaria não divulga quantos estão nas duas unidades contempladas com a ferramenta. Informa apenas que cerca de seis mil senhas foram emitidas até o momento.

Nos dias de visitação — quarta e quinta-feira —, o trabalho nos guichês inicia às 7 e termina às 12 horas. Em duas horas, cerca de 200 pessoas são atendidas. A subsecretaria calcula que esse número está de 25% a 30% maior com o agendamento on-line.

Cadastro
É necessário se cadastrar para usufruir o benefício. Desde 30 de maio, familiares e conhecidos dos presos podem fazer esse procedimento por meio do programa Visita Cidadã, no posto do Na Hora do Riacho Fundo I, no segundo andar do Shopping Riacho Mall, na QN 7, Área Especial nº 1. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Aos sábados, abre das 7h30 às 12h30.

Leia também:

Cadastro para visitar presos poderá ser feito no Na Hora do Riacho Fundo I

Sistema penitenciário amplia Visita Cidadã e beneficia famílias de 12 mil presos