22/08/2015 às 17:58, atualizado em 19/05/2016 às 12:33

Projetos sociais na Estrutural

Assista ao vídeo com exemplos de iniciativas na região que ajudam a inserir jovens em atividades socioculturais

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

Região administrativa em que o alto número de jovens chama a atenção — dos cerca de 35 mil habitantes, 45% têm até 18 anos, segundo a Companhia de Planejamento (Codeplan) —, a Estrutural se destaca por ter muitos projetos sociais voltados para esse público. Iniciativas nos campos das artes, da cultura, da educação e do esporte são comuns, e a comunidade mostra interesse. Conheça três delas:

Coletivo da Cidade
O projeto oferece oficinas de informática, inglês, francês, espanhol, rádio, violão, artes, leitura crítica, literatura, xadrez, jogos pedagógicos, artesanato, desenho e break (dança de rua). Desenvolvido desde 2011, no contraturno do período escolar, o programa visa ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Reciclando Sons
Na Estrutural desde 2001, o instituto proporciona a jovens e crianças ensino teórico e prático de canto coral e instrumentos diversos, como viola, violino, violoncelo e de percussão. Arthur dos Anjos, de 21 anos, formou-se no projeto e hoje sobrevive de música.

Educar Dançando
Crianças e jovens têm aulas gratuitas de dança clássica no Instituto Federal Brasília (IFB). Um ônibus sai da Estrutural e leva os alunos até a Asa Norte. Com o apoio da administração regional, as matrículas são feitas na Escola Classe nº 2.