26/08/2015 às 19:05

Desobstrução da orla sul do Lago Paranoá chega ao terceiro dia

Com a retirada de cercas-vivas, alambrados e grades, duas quadras de futebol, uma de basquete e outra de areia passaram a integrar área pública

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Atualizado em 9 de setembro de 2015, às 21h38

Agentes da Agefis retiraram cercamento de um lote no Lago Sul que não estava na previsão inicial da operação. Portanto, a primeira fase envolverá 38 lotes na região administrativa, e não 37.

A desocupação da orla do Lago Paranoá chegou ao terceiro dia nesta quarta-feira (26). A atividade comandada pela Agência de Fiscalização (Agefis) voltou a ocorrer na QL 12 do Lago Sul. Foram retirados 446 metros de cercas, 148 de alambrados e 120 de grades. Os agentes também removeram 13 caminhões de entulho dos locais da ação e liberaram uma quadra de basquete e outra de areia.

Na quinta-feira (27), a partir das 9 horas, a operação prossegue na QL 12, Conjunto 11, Casa 12. Essa etapa abrangerá 37 lotes no Lago Sul e 10 no Lago Norte, e a Agefis tem até 60 dias para concluir o trabalho.

De manhã, as equipes avançaram até o Conjunto 15, quando cinco lotes foram alvo da ação. Com a remoção de cercas-vivas, blocos de concreto e alambrados, duas quadras de futebol passaram a integrar área pública.

Os dois terrenos da QL 12 destinados a servir como residências oficiais dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal tiveram de ser poupados porque, assim como ocorreu nessa terça-feira (25) com as áreas pertencentes às Embaixadas dos Países Baixos e da Alemanha, a desobstrução no local ainda depende de negociação entre a Advocacia-Geral da União, a Procuradoria-Geral do DF, a Câmara e o Senado.

Animal machucado
Durante a operação, soldados do Batalhão de Polícia Militar Ambiental encontraram uma coruja ferida nas proximidades de uma cerca-viva que seria retirada. “Ela estava com uma lesão no olho, será tratada e solta na natureza posteriormente”, informou o responsável pelo manejo do animal, o sargento Célio Souza.

Leia também:

Sociedade vai participar de recuperação das margens do Lago Paranoá

Continua a desocupação na orla sul do Lago Paranoá

Veja a galeria de fotos: