27/08/2015 às 00:33

Governo terá programa para usuários de drogas que moram nas ruas

Ideia é trabalhar diretamente com as pessoas nessa situação e criar uma rede integrada por governo e sociedade civil

Por Dayane Oliveira, da Agência Brasília


. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social apresentou nesta quarta-feira (26), no Auditório Tom Jobim, da Legião da Boa Vontade, o programa Cuidando da Vida, voltado a usuários de drogas que moram nas ruas da área central de Brasília. Na capital federal, há pelo menos 1,3 mil pessoas nessa situação, segundo estimativa da pasta.

A ideia é trabalhar diretamente com o público-alvo e criar uma rede integrada por governo e sociedade civil. “Vamos conversar com os usuários e saber deles quais são as principais demandas”, explica o coordenador da iniciativa, Alexandre Reis, segundo o qual as substâncias que mais causam problemas para essa parcela da população são o crack e o álcool. O grupo responsável pelo Cuidando da Vida pretende também testar e adaptar metodologias de reinserção social bem-sucedidas em outros países, como no México.

Durante o lançamento, a colaboradora do governo Márcia Rollemberg, esposa do governador Rodrigo Rollemberg, ressaltou a importância de envolver a sociedade na criação de vínculos com o público-alvo. “Muitas dessas pessoas não têm família, e temos de fazer um trabalho de acolhimento e apadrinhamento; a ação voluntária nesses casos pode ser fundamental.”

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Marcos Pacco, a intenção do governo é ampliar a rede para as outras regiões administrativas. “Há um olhar muito grande nesse momento voltado para Brasília porque, caso tenha êxito aqui, o programa poderá ser replicado para todo o País”, acrescentou. Estava também no evento o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano.

O trabalho é uma parceria da pasta com as Secretarias de Educação, da Segurança Pública e da Paz Social, de Saúde, de Justiça e Cidadania, do Trabalho e do Empreendedorismo, da Cultura e do Esporte e Lazer, entre outros órgãos distritais que integram o Comitê de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Tem ainda o apoio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça.

Veja a galeria de fotos: