27/08/2015 às 18:56

Mais cercas e entulhos são retirados no 4º dia de desocupação da orla do Lago Paranoá

Equipes de limpeza do SLU e da Novacap iniciaram os trabalhos recolhendo sobras do dia anterior

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


Cercas de mais duas casas foram retiradas na manhã de hoje
Cercas de mais duas casas foram retiradas na manhã de hoje. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Atualizado em 27 de agosto de 2015, às 17h12

Em mais um dia de desocupações na orla sul do Lago Paranoá, nesta quinta-feira (27), a Agência de Fiscalização (Agefis) voltou à Quadra 12 do Lago Sul. A operação ocorreu em dois lotes do Conjunto 11 com a retirada de 100 metros de cercas e 16 caminhões de entulhos — com média de 16 toneladas de materiais, cada.

As equipes de limpeza do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) recolheram partes de edificações que sobraram de ontem. Até a terça-feira (25), a Agefis somava a remoção de 944 metros de cercas e alambrados, 120 metros de grades, 23 caminhões de entulhos, 15 metros de arrimo, 120 metros de balaústre de concreto e 40 metros de chapa metálica.

À tarde, uma residência no Conjunto 0 teve 60 metros de cercas arrancadas. A ação precisou de duas pás mecânicas e dois tratores de pequeno porte, conhecidos como bobcats. Mais quatro caçambas cheias de entulhos seguiram para o Aterro do Jóquei.

Outra bomba d’água
Na casa 3, Lote 1, o Instituto Brasília Ambiental lacrou uma bomba suspeita de retirar água do Lago Paranoá irregularmente. De acordo com o órgão, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) vai avaliar a tubulação para saber se realmente se trata de apropriação indevida de recursos hídricos.

Essa etapa da desocupação se refere a 37 lotes no Lago Sul e 10 no Lago Norte. A Agência de Fiscalização tem até 60 dias para concluir a operação.

Veja a galeria de fotos: