28/08/2015 às 22:25

Espaço de leitura é inaugurado em São Sebastião

Unidade de internação recebeu 2 mil livros didáticos e literários

Por Dayane Oliveira, da Agência Brasília


. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A partir de agora, os adolescentes da Unidade de Internação de São Sebastião podem usufruir de um espaço para leitura. Com 2 mil livros de literatura e didáticos, a sala foi inaugurada nesta sexta-feira (28).

O acervo faz parte da campanha Arte do Saber, que, de 15 de abril a 31 de maio deste ano, arrecadou 17.663 livros e 532 revistas. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, em parceria com a Vara da Infância e da Juventude e a Rede Cascol de revenda de combustíveis. Para a titular da pasta, Jane Klebia Reis, é um projeto simples, mas significativo. “Permite que o jovem em restrição de liberdade descubra a leitura.”

A sala aberta hoje é a quinta e última a ser instalada com o conjunto arrecadado. As outras foram montadas na Unidade Provisória de São Sebastião, na Unidade de Internação de Planaltina, na Unidade de Internação do Recanto das Emas e na Unidade de Saída Sistemática do Recanto das Emas. A Unidade de Internação de Santa Maria também tem um espaço com livros, criado pelos funcionários do local em 2014.

Música e poesia
A cerimônia foi iniciada por uma apresentação de três adolescentes e do agente socioeducativo Mafá Nogueira, que iniciou e criou a Orquestra Plena Harmonia. Em seguida, dois internos leram poemas autorais sobre o prazer e o significado da leitura.

A colaboradora do governo Márcia Rollemberg, esposa do governador Rodrigo Rollemberg, participou do evento. “Criar esse espaço é dar consistência ao processo socioeducativo. É onde os adolescentes têm acesso ao conhecimento e podem dar vazão à imaginação e à criatividade”, afirmou.

Durante a inauguração, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal doou 20 computadores — cinco para o Banco de Alimentos da Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa) e 15 para a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude. Os equipamentos serão destinados a todas as unidades de internação de Brasília.

Veja a galeria de fotos: