31/08/2015 às 00:19

Brasilienses visitam área desobstruída na margem sul do Lago Paranoá

Voluntários do Instituto Brasília Ambiental levaram grupos ao trecho público na QL 12 desocupado pela Agefis 

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O engenheiro mecânico Fernando Mendes, de 33 anos, saiu cedo do Guará neste domingo (30) para ver de perto a área pública da QL 12 do Lago Sul desocupada pela Agência de Fiscalização (Agefis) durante a semana. Ele foi um dos integrantes dos 50 grupos da visita guiada promovida pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) ao longo do dia. “Ninguém nunca acreditou que isso aconteceria, então a gente fica curioso para conhecer e saber como é feito esse trabalho”, destaca Fernando.

Acompanhados por voluntários do Ibram como guias, até as 17 horas, cerca de 250 visitantes partiram da QL 12 do Lago Sul, próximo ao Parque Anfiteatro Natural do Lago Sul — mais conhecido como Morro da Asa Delta — para uma caminhada de 15 minutos. “As pessoas querem saber como poderão usufruir desse espaço”, conta Luiz Rios, superintendente de Estudos, Programas, Monitoramento e Educação Ambiental do instituto. “Mas o fundamental é explicar a elas que existem locais de entrada restrita e outros com certas normas de permanência.”

De acordo com as equipes do Ibram, os interessados abordaram principalmente questões relacionadas a lugares liberados para uso, motivos da desocupação, previsões de término das retiradas e prazo para quando a comunidade poderá usufruir das regiões de acesso limitado. “A gente explica que muita coisa depende de programação do governo, como segurança, urbanização e conservação”, enfatiza Rios.

Ao fim do percurso, todos eram convidados a responder a um questionário para colher impressões acerca do processo de desobstrução. Cartilhas foram distribuídas com mais informações sobre como preservar a orla.

Com base na experiência de hoje, a Superintendência de Educação Ambiental do instituto avaliará a possibilidade de prosseguir com a visitação em outros fins de semana.

Diálogo com a sociedade
Na quinta-feira (27), o governo de Brasília fez a primeira consulta à sociedade para elaborar o plano de recuperação das áreas degradadas. O Diálogos da Orla ocorreu na Administração Regional do Lago Norte, com representantes da população e do Executivo local para discutir quais benfeitorias públicas a margem do lago poderá receber. O próximo encontro está previsto para 3 de setembro, na Administração Regional do Lago Sul, a partir das 19 horas.

Leia também:

Ibram fará visitas guiadas na orla sul do Lago Paranoá neste domingo

Lago Paranoá tem 39 mil metros quadrados de orla desobstruídos

Governo e população debatem o destino da margem do Lago Paranoá

Veja a galeria de fotos: