31/08/2015 às 14:11

Caravana da Juventude Negra recebeu 3 mil pessoas desde junho

Projeto que oferece oficinas e cursos gratuitos a jovens negros será ampliado em mais duas edições

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


Jovens de Santa Maria participaram das oficinas em 4 de julho
Jovens de Santa Maria participaram das oficinas em 4 de julho. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília-4.7.2015

Com mais de 3 mil participantes em nove edições desde junho, a Caravana da Juventude Negra chega ao Itapoã nesta segunda-feira (31). O projeto, executado no Distrito Federal pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh), espera que entre 200 e 300 pessoas se inscrevam nos cursos e oficinas disponíveis. A carreta com todo o equipamento para as atividades fica estacionada no Centro de Ensino Fundamental Dra. Zilda Arns, na Quadra 378, até sábado (5).

De acordo com o coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Victor Nunes, a caravana será ampliada. A última edição ocorreria no Riacho Fundo II, entre 14 e 19 de setembro. Porém, a pasta conseguiu estender a ação em mais duas edições. “A receptividade é muito boa onde a gente passa, então houve esse movimento pela extensão”, explica.

Nunes acrescenta que o projeto é fruto de convênio com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, e a regra estabelecida é que, em caso de ampliação, ele seja reeditado em regiões atendidas a serem definidas.

Mercado de trabalho
A Caravana da Juventude Negra oferece qualificação profissional, fortalece o desempenho educacional, eleva a autoestima, descobre e revela talentos e oferece chances de um futuro melhor para pessoas entre 15 e 29 anos. Os recursos vêm do governo federal e fazem parte do Plano Juventude Viva da Secretaria Nacional da Juventude.

O projeto tem o objetivo de promover a inserção de jovens negros no mercado de trabalho por meio da qualificação profissional em áreas relacionadas a tecnologia da comunicação, inclusão digital, mídias sociais e empreendedorismo. “Selecionamos locais levando em conta estatísticas que expõem a desigualdade racial como fator de vulnerabilidade da juventude negra”, resume o coordenador.

Parceria
Depois de Itapoã, a carreta seguirá para Ceilândia, na segunda-feira (7). A novidade na região é a parceria firmada com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

No dia 12, os agentes do programa Justiça Comunitária levarão para o palco da caravana um esquete teatral. A atividade abordará de maneira interativa questões de combate à desvalorização social dos jovens da periferia, em sua grande maioria, negros. De acordo com o tribunal, a ação existe há 15 anos e tem contribuído para a democratização do acesso à Justiça.

Os formulários de pré-inscrição para Itapoã estão disponíveis na internet, bem como a programação. A inscrição será feita no local e por ordem de chegada.

Caravana da Juventude Negra no Itapoã
De 31 de agosto a 5 de setembro de 2015
Das 8 às 21 horas
Em frente ao Centro de Ensino Fundamental Dra. Zilda Arns
(Quadra 378, Área Especial 2, Del Lago)
Turmas de até 50 alunos
Cursos e oficinas gratuitos