31/08/2015 às 21:59

Começa a limpeza da área desocupada na orla sul do Lago Paranoá

Retirada de entulhos recomeçará às 9 horas de terça-feira (1°)

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília


. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Teve início nesta segunda-feira (31) a limpeza das áreas desocupadas na orla sul do Lago Paranoá. A ação, que começou às 9 horas e terminou às 15 horas, resultou na retirada de entulho em quantidade equivalente a 20 caminhões. Na terça-feira (1°), a operação continuará no Conjunto 0 da QL 12.

O trabalho contou com seis caminhões e duas pás mecânicas da Administração Regional do Lago Sul, além de frota e instrumentos fornecidos pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap): dez caminhões basculantes, um caminhão 3/4, uma pá carregadeira, dois microtratores, um caminhão prancha e dois maçaricos.

O Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal tem oferecido apoio às ações iniciadas nesta segunda-feira na beira do espelho d’água. Dez garis trabalharam no local, e a autarquia concedeu três caminhões e uma pá mecânica para o serviço.

Desobstrução
Na primeira semana de desobstrução da faixa de 30 metros ao redor do reservatório — definida como área de preservação permanente — foram desocupados 39,2 mil metros quadrados de área pública em 20 lotes na QL 12 do Lago Sul. Da manhã de segunda (24) até o fim da tarde de sexta (28), servidores da Agência de Fiscalização (Agefis) removeram 1.549 metros de cercas e alambrados, 150 de grade, 120 de balaústres (pequenas colunas decorativas) de concreto, 40 de chapas metálicas e 15 de arrimo.

Leia também:

Brasilienses visitam área desobstruída na margem sul do Lago Paranoá

Lago Paranoá tem 39 mil metros quadrados de orla desobstruídos

Veja a galeria de fotos: