08/09/2015 às 22:01

Poligonal de parque do Lago Norte é redefinida

Decreto publicado nesta terça-feira também transferiu ao Ibram a responsabilidade de manter e fiscalizar a área

Por Paula Oliveira e Rafael Alves, da Agência Brasília


. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A poligonal do Parque de Uso Múltiplo do Lago Norte foi alterada pelo Decreto nº 36.735, publicado nesta terça-feira (8) no Diário Oficial do Distrito Federal. Passou de 28,0232 hectares para 35,3857. O documento também transferiu ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram) a responsabilidade de manter e fiscalizar a área. Antes, esse papel cabia à Secretaria do Meio Ambiente.

A região que abriga o Parque de Uso Múltiplo — QL 2 do Lago Norte — consta da primeira etapa de desobstrução da faixa de 30 metros de solo público da orla do Lago Paranoá, em cumprimento a uma sentença judicial de 2011. O documento assinado pelo governador Rodrigo Rollemberg e divulgado hoje altera o Decreto nº 23.315, de 25 de outubro de 2002, que criou o parque.

A mudança foi necessária para garantir que lotes devidamente escriturados não sejam alvo de desocupação de área de preservação permanente. A alteração precisou ser feita também para adaptar a região a um futuro trevo que vai ligar a região administrativa ao Plano Piloto e à cidade digital.

Parque Ecológico Península Sul
Nesta terça-feira, servidores da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) retiraram 20 metros de grade e 72 metros de alambrado e 82 de cerca-viva e oito caminhões de entulho que ocupavam a poligonal do Parque Ecológico Península Sul. Os lotes dos quais se removeu o material ficam no Conjunto 16 da QL 12 do Lago Sul. De acordo com agentes do Ibram, o local será cercado, por se tratar de uma área de preservação permanente.

Veja a galeria de fotos do Parque de Uso Múltiplo — QL 2 do Lago Norte:

 

Veja a galeria de fotos de hoje da desobstrução na orla sul do Lago Paranoá: