10/09/2015 às 11:46

Eleições para Conselhos de Segurança ocorrem neste sábado (12)

Serão escolhidos presidentes, vices e uma diretoria em cada região administrativa do Distrito Federal para debater demandas locais de segurança

Por Rafael Alves, da Agência Brasília


Caberá aos conselheiros avaliar e discutir com a comunidade os planos de segurança pública e paz social
Caberá aos conselheiros avaliar e discutir com a comunidade os planos de segurança pública e paz social. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Os novos representantes dos Conselhos de Segurança do Distrito Federal (Consegs) serão escolhidos neste sábado (12). A eleição ocorre em todas as regiões administrativas e, este ano, conta com 37 chapas. O critério de seleção para presidentes, vices e diretores está mais rigoroso: é preciso ter vínculo de, no mínimo, seis meses com instituições que prestam serviços à comunidade ou com movimentos sociais. Os candidatos também precisam ser parceiros conhecidos das administrações regionais e não podem ser servidores públicos. O serviço é voluntário e não remunerado.

Para a Subsecretaria de Segurança Cidadã, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, as eleições representam um significativo avanço no processo de democratização representativa. “A grande vantagem da renovação dos Consegs está na ampliação da representação social. É uma ótima forma de a população levantar discussões e abrir o diálogo com o governo. Para este ano, o destaque é a transparência do processo eleitoral”, afirma a subsecretária Márcia de Alencar Araújo.

A posse dos novos representantes — que atuarão por um período de dois anos — será dada pelo governador Rodrigo Rollemberg em novembro. Até lá, ocorrerá um processo de capacitação, promovido pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

Queixas e sugestões
A missão dos colegiados é estreitar a relação da comunidade com o poder público. Cabe aos conselheiros discutir, analisar, planejar e avaliar mecanismos para promover a segurança e a paz social. Eles também apresentam reivindicações, queixas e sugestões com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade. Em 2015, os conselhos completam 18 anos no Distrito Federal, com 36 pontos de discussão.

Veja a galeria de fotos: