18/09/2015 às 15:02

Novo Código de Edificações de Brasília será tema de audiência pública

O projeto de lei vai estabelecer padronização de construções, reformas e demolições e ainda licenciamento de obras de engenharia e arquitetura

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Gestão do Território e Habitação

O novo Código de Edificações de Brasília será debatido mais uma vez em 5 de outubro. A Secretaria de Gestão do Território e Habitação fará audiência pública para discutir a minuta do projeto de lei que vai ser encaminhado ao Legislativo. O aviso de convocação foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira (18), e a reunião será das 9 às 13 horas, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do DF (Crea-DF).

Segundo a pasta, a proposta é construir um texto de simples compreensão e leitura, que facilite a aprovação e o licenciamento de projetos. Além disso, o código deverá ser um instrumento de política urbana que privilegie o espaço público e responsabilize os autores do projeto e da obra. Incentivar o transporte coletivo e não motorizado na região de novas construções também é uma das prioridades.

Regido pela Lei nº 2.105, de 8 de outubro de 1998, o documento é responsável por padronizar construções, reformas e demolições e pelo licenciamento de obras de engenharia e de arquitetura. Estabelece padrões de qualidade dos espaços edificados, que devem respeitar as condições mínimas de segurança, conforto, higiene, sustentabilidade e saúde.

O novo texto é resultado do trabalho da Comissão Permanente de Monitoramento do Código de Edificações do Distrito Federal, instituída em 23 de abril de 2015, e vem sendo debatido e adaptado desde então, com a participação da sociedade.

Para consultar a minuta do projeto
Interessados podem ir à sede da Secretaria de Gestão do Território e Habitação
(SCS Quadra 6, Bloco A, 2º andar)

É possível fazer sugestões via formulário online até 5 de outubro

Leia também:

Novo Código de Edificações é debatido no Crea-DF

População vai contribuir com o texto do novo Código de Edificações