21/09/2015 às 13:03

Projetos culturais de Brasília podem conseguir até R$ 120 mil em patrocínio

Secretaria de Cultura promove encontro de institutos e grandes empresas

Por Jade Abreu, da Agência Brasília


O projeto Batucadeiros funciona no Recanto das Emas
O projeto Batucadeiros funciona no Recanto das Emas. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Entre ritmos e melodias, o projeto Batucadeiros investe na cultura e na educação no Recanto das Emas. O grupo faz parte do Instituto Batucar, que usa a música como forma de preparar as crianças para o mercado de trabalho, além de promover a integração social. Essa é uma das 11 iniciativas que serão apresentadas na 1ª Rodada de Negócios da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), na sexta-feira (25), promovida pela Secretaria de Cultura.

A ideia é que os idealizadores de projetos culturais de Brasília possam mostrar os trabalhos diretamente a grandes empresas, como as de telefonia e de tevê a cabo, para incentivar patrocínios. Cada grupo terá até 10 minutos de apresentação.

Segundo a Secretaria de Cultura, 11 projetos foram selecionados entre 247 para participar da rodada desta semana. Ainda de acordo com a pasta, o critério de escolha era a empresa manifestar interesse em determinados tipos de iniciativa.

Oportunidade
O administrador do Instituto Batucar, Alceu Avelar, de 31 anos, comemorou o fato de a Secretaria de Cultura ter criado uma ponte entre os projetos culturais e as empresas. Para ele, o encontro é uma oportunidade de conseguir patrocínio. “Sendo um evento só do Distrito Federal é mais fácil conseguir captar esses recursos a um nível local.”

Avelar ressalta que faltam recursos financeiros para o projeto. Segundo o administrador, o Instituto Batucar atenderia mais crianças e teria mais cursos com mais dinheiro. Ele, contudo, ressaltou que o principal é continuar com os trabalhos. “O que a gente quer é sobreviver.”

O projeto começou em 2001 e já apresenta resultados. Alceu Avelar foi aluno logo no primeiro ano do grupo. Ele disse que virou monitor e, depois, professor de música. Ele pagou a faculdade com o salário que recebia pelo projeto. Mesmo formado, Avelar continuou a abraçar e a participar da equipe.

O Batucar atende 80 crianças e jovens de 6 a 21 anos e mostra como o corpo pode ser um instrumento musical. Também há aulas de violão, piano, violino, baixo e outros instrumentos musicais. Em 2011, o centro cultural foi selecionado pela Organização das Nações Unidas como um dos trabalhos capazes de usar a música para resolver os problemas sociais.

Orgulho e estudos
O estudante Lucas Paz, de 15 anos, participa do grupo há três. Ele diz que, quando chegou ao instituto, não sabia nenhum instrumento musical. Hoje, o rapaz se orgulha do que já aprendeu. “Eu sei violão, violino, piano, baixo, percussão corporal e o principal: contrabaixo. Eu sou contrabaixista”, sorriu.

Lucas não estava matriculado em um centro de ensino quando ingressou no projeto. O centro cultural providenciou que o rapaz voltasse aos estudos. “O pré-requisito para o Batucar é estar na escola”, informou Avelar.

LIC
A Lei de Incentivo à Cultura, regulamentada em 2014, visa aumentar os recursos disponíveis para projetos culturais no DF. As empresas habilitadas na Secretaria de Cultura podem apoiar projetos culturais, com incentivo fiscal, por meio da Política de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, prevista na Lei nº 5.021, de 2013.

A empresa pode destinar entre 2,5% e 3% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) ou do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) recolhido no ano anterior para projetos culturais, no limite de até R$ 120 mil.

Veja a lista dos projetos selecionados para a 1ª Rodada de Negócios da Lei de Incentivo à Cultura:

2ª Edição do Festival Divas do Samba
II Encontro Musical ao Vivo
Batucadeiros
Bloco de Carnaval Babydoll de Nylon
Bloco do Calango Careta
Carnativos – Carnaval dos Blocos Alternativos de Brasília
Caravana da Criança
Ferrock – 30 anos de Música Popular
Projeto Tambores na Escola
Rock Brasil 80
Sons do Cerrado

 

Veja a galeria de fotos: