23/09/2015 às 17:37

Laboratório da Caesb é o melhor do Brasil no gênero

Segundo o Inmetro, as medições da água consumida pela população foram 100% precisas

Por Rafael Alves, da Agência Brasília


. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A medição da água consumida pelos brasilienses, feita pelo Laboratório de Micromedição da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), é 100% precisa. O desempenho foi constatado na 5ª edição do Programa de Comparação Interlaboratorial Permanente em Hidrometria, coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e finalizado em agosto. O local onde se verifica a qualidade dos medidores concorreu com outros 26 laboratórios brasileiros do gênero.

Segundo o gerente de Micromedição da Caesb, Francisco Mesquita, o trabalho executado garante a precisão dos hidrômetros dos consumidores e evita qualquer tipo de cobrança indevida. “Os testes feitos nos equipamentos asseguram uma cobrança justa, sem prejuízos para consumidores ou para a companhia.”

Mesquita conta que, em 2011, o local passou por diversas modificações até atingir, neste ano, o nível considerado de excelência. “A avaliação [no programa] confirma a precisão dos hidrômetros utilizados pela companhia, que busca trabalhar com o melhor material possível”, destaca o gerente.

A maior parte dos hidrômetros passa por aferição no laboratório antes de ser instalada. Em um lote com novos equipamentos, os testes são feitos por amostragem, com o objetivo de corrigir eventuais falhas e de evitar erros de marcação. Os padrões da testagem da Caesb seguem protocolos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fiscalizados pelo Inmetro.

A micromedição é aplicada em volumes pequenos e calcula o consumo em casas e estabelecimentos comerciais. Já a macromedição é feita apenas pela companhia para mensurar a distribuição total de água e o volume produzido.

Confiabilidade
O programa de comparação do Inmetro avalia anualmente a confiabilidade metrológica nas atividades de calibração e de verificação de hidrômetros de todo o Brasil. A averiguação baseia-se em parâmetros de medição e condições descritos nos protocolos da ABNT.

Consumidores que tenham dúvidas ou acreditem que algum hidrômetro esteja calculando o consumo de água de forma indevida podem solicitar na Caesb uma verificação do equipamento. O telefone da Central de Atendimento ao Cliente é o 115.

Leia também:

Uso de hidrômetro individual reduz em até 30% o consumo de água

Novo aplicativo da Caesb permite que cidadão avise sobre vazamentos

Veja a galeria de fotos: