25/9/15 19:26
Atualizado em 25/9/15 às 19:26

Dois estádios estão liberados para jogos da Segunda Divisão

Novas vistorias nos próximos dias servirão para assegurar também a presença de torcida nas arquibancadas


. Foto: Dênio Simôes/Agência Brasília

Dois dos cinco estádios de Brasília destinados a jogos da Segunda Divisão do Campeonato Brasiliense de Futebol estão aptos a receber partidas neste fim de semana. Elas ocorrerão no Maria de Lourdes Abadia (Abadião), em Ceilândia, e no Elmo Serejo Farias (Serejão), em Taguatinga. Os campos foram avaliados pela Defesa Civil, pela Polícia Militar, pelo Corpo de Bombeiros e pela Vigilância Sanitária e liberados para as equipes. Por medida de segurança, porém, a presença do público ainda não está permitida.

A assessoria do vice-governador de Brasília, Renato Santana, trata diretamente da articulação entre administrações regionais, a Federação Brasiliense de Futebol (FBF) e os órgãos públicos de fiscalização e de segurança. “Na tarde desta sexta-feira [25], policiais e bombeiros militares voltam aos estádios para reavaliar a possibilidade de liberar os jogos para os torcedores”, explica o assessor da vice-governadoria Marcelo Cruz, encarregado de acompanhar as inspeções.

O Augustinho Lima, em Sobradinho; o Chapadinha, em Brazlândia; e o Joaquim Domingos Roriz (Rorizão), em Samambaia, ainda precisam de pequenos reparos para receber uma nova análise dos órgãos de segurança. “Os dois primeiros estão bem adiantados, e voltaremos lá na próxima semana”, afirma Cruz. “Já o Rorizão pode demorar um pouco mais.”

O Augustinho Lima precisa de adequação do para-raios. Já o problema no Chapadinha é a necessidade de reforma no alambrado. No Rorizão ainda deverá haver melhoria das condições do gramado e instalação de alguns corrimãos. Todos os reparos serão feitos por servidores da administração regional correspondente e com verba própria, apoiados pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

Mais estádios
Como nem todos os estádios foram liberados, a federação deixou o Walmir Campelo Bezerra (Bezerrão), no Gama, e o Zequinha Roriz (Serra do Lago, em Luziânia) disponíveis para as equipes dos times brasilienses. “Muitos perguntam sobre o [Estádio Nacional] Mané Garrincha, mas o custo é muito alto para o orçamento dos times”, destaca o presidente da entidade, Erivaldo Alves.

De acordo com o dirigente, até a quarta rodada, apenas o Serejão, o Abadião e o Bezerrão estarão disponíveis. Cabe ao time mandante da partida escolher onde jogar, mas é preciso definir a tabela com pelo menos 72 horas de antecedência. Os jogos da competição ocorrerão aos sábados, aos domingos, às quartas e às quintas-feiras, sendo três por dia.

A FBF reconhece que a presença da torcida é fundamental, porém não haveria mais a possibilidade de adiar o início da competição, previsto para 22 de agosto e alterado duas vezes.

Segunda Divisão
A 19ª edição da Segunda Divisão do Campeonato Brasiliense conta com 12 equipes na briga por duas vagas na elite do futebol de Brasília. Os times jogarão entre si durante 11 rodadas, no formato de pontos corridos. Ou seja, sobem de divisão os dois que somarem mais pontos ao fim do torneio. Um confronto entre essas duas equipes definirá a campeã da temporada.

Entre os times, estará o Clube de Regatas Guará, campeão da Primeira Divisão em 1996, mas que se destacou nacionalmente por revelar o zagueiro Lúcio — pentacampeão Mundial, em 2002, pela Seleção Brasileira. O Legião Futebol Clube, fundado em 2006 para homenagear a lendária banda brasiliense Legião Urbana e o vocalista Renato Russo, também já teve projeção nacional.

Campeonato Brasiliense de Futebol — Segunda Divisão
1ª Rodada

26 de setembro (sábado)

10 horas
Guará x Dom Pedro
Serejão (Taguatinga)
Sem torcida

15h30
Capital x Planaltina-DF
Abadião (Ceilândia)
Sem torcida

15h30
Legião x Planaltina-GO
Bezerrão (Gama)
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

27 de setembro (domingo)

15h30
Taguatinga x Brazlândia
Serejão (Taguatinga)
Sem torcida

15h30
Botafogo-DF x Bolamense
Abadião (Ceilândia)
Sem torcida

15h30
Paranoá x CFZ
Bezerrão (Gama)
Valor do ingresso: não divulgado

Veja a galeria de fotos: