25/09/2015 às 11:30

Duas quadras 300 do Sudoeste ganham 9 postes de luz

Melhoria da iluminação pública no local faz parte do Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida

Por Jade Abreu, da Agência Brasília


. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Moradores da SQSW 300 e da SQSW 300B, no Sudoeste, terão mais pontos de iluminação pública a partir desta sexta-feira (25). Nove postes de luz foram instalados pela Companhia Energética de Brasília (CEB) ao longo da calçada da primeira quadra (100 metros) e no estacionamento da segunda (131 metros), próximo ao Hospital JK e ao comércio de bares da região.

De acordo com a Administração Regional do Sudoeste/Octogonal, o serviço atende a uma antiga reivindicação da comunidade e faz parte do projeto Viva Brasília — Nosso Pacto Pela Vida, que visa aumentar a segurança no Distrito Federal. “A falta de iluminação pode ser um indutor da prática criminal”, afirma a coordenadora do programa, Andréia Macedo, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

Os equipamentos, segundo a CEB, são reutilizados, o que representou economia de pelo menos R$ 15 mil aos cofres públicos. Se fossem novos, teriam saído em torno de R$ 50 mil. O custo, informou a companhia, será abatido do contrato de manutenção firmado com a administração regional.

Viva Brasília
O programa foi lançado oficialmente em 21 de julho, mas já funciona desde o início do ano com quatro objetivos principais: redução dos crimes violentos letais intencionais — homicídios e latrocínios; aumento da confiança da população nas instituições de segurança pública e melhoria da prestação do serviço público de segurança; redução dos crimes violentos contra o patrimônio — roubos e furtos; e diminuição da vulnerabilidade social por meio da promoção da paz social e de políticas de prevenção de violências.

Leia também:

Regiões consideradas de risco terão prioridade em investimentos na iluminação

Ação do Pacto pela Vida facilita acesso de viaturas na Estrutural

Viva Brasília leva mais segurança a pontos de ônibus

Lançado oficialmente, Viva Brasília promoverá diálogo e cultura de paz

Veja a galeria de fotos: