26/09/2015 às 13:02, atualizado em 11/07/2017 às 17:27

Alunos de escola bilíngue em libras e português escrito preparam-se para o FestSurdos

Festival ocorre em 1º de outubro, no Taguaparque, com atrações como dança, teatro e desfile

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

 

Alfabetização em português e Libras visa facilitar a vida acadêmica dos alunos
Alfabetização em português e libras visa facilitar a vida acadêmica dos alunos. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Os estudantes da Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga se organizam para comemorar o Dia Nacional dos Surdos com diferentes atividades, no FestSurdos. O festival, organizado pela instituição — única escola bilíngue em língua brasileira de sinais (libras) do Distrito Federal —, está marcado para 1º de outubro, no Taguaparque, já que a data comemorativa cai neste sábado (26). Na programação, há dança, teatro e desfile, entre outras atrações.

Na sexta-feira (25), embalado pelas vibrações do som, um grupo de alunos surdos ensaiava para o concurso de dança, enquanto candidatos a miss e a mister surdos entravam na passarela improvisada da escola, em uma classificatória interna. A etapa final faz parte da programação do evento.

A semana agitada, às vésperas da comemoração, não é atípica. Para ensinar diretamente em libras, método diferencial da escola, os professores usam com frequência recursos audiovisuais e atividades extracurriculares. As turmas, que vão da educação infantil ao ensino médio, têm, no máximo, dez alunos.

Como o estabelecimento era uma escola classe de ensino antes de se tornar bilíngue, a instituição ainda abriga turmas regulares, sem alunos surdos e com aulas lecionadas em português oral, mas com a disciplina de libras. Segundo a diretora Maristela Oliveira, são aproximadamente 270 estudantes sem deficiências e 140 com diferentes níveis de surdez.

Inclusão
Sem nenhum problema auditivo, José Ilson Lopes, de 4 anos, estuda em uma turma bilíngue de libras e português escrito por opção dos pais. A mãe é intérprete da Língua Brasileira de Sinais, e a família conversa nos dois idiomas. Questionado pela professora Andréa Messias se gosta das aulas, ele responde em linguagem de sinais: “Gosto daqui porque a gente aprende muito”. A educadora explica que o aprendizado é igual. “Ele sabe o português oral e aprende o português escrito em libras.”

Na mesma turma estão Gabriel Caldeira, de 7 anos, e Juca Alves, de 5, inseridos na educação infantil. Já o aluno Aroldo Gomes, de 28 anos, do 1º ano do ensino médio, aprendeu a linguagem de sinais apenas aos 15 anos. Para ele, significou uma mudança de vida. “Abriu a minha cabeça”, resume. E completa: “O meu conhecimento aumentou, comecei a perceber os sentimentos e a organizar a minha vida e passei a entender várias coisas que antes não entendia.”

Para incentivar o ensino inicial de libras, a escola planeja uma parceria com os hospitais do Distrito Federal. “Queremos que as crianças sejam encaminhadas à escola assim que a surdez for detectada,” adianta Maristela. A previsão é que esse projeto seja iniciado no ano que vem.

Curso gratuito
Uma das principais dificuldades apontadas pelos alunos surdos é a comunicação com a família. A maioria dos pais e irmãos não sabe usar a linguagem de sinais. “Acho melhor quando eles se interessam em aprender”, diz Thauany de Souza, de 17 anos, aluna do 1º ano do ensino médio. Ela se comunica com alguns primos por libras, mas os pais desconhecem o idioma.

Alexandre Mastroiani, de 17 anos, do 2º ano, cita situações complicadas no dia a dia, mas afirma que no fim todos se entendem. “Se eu me interesso por algo em uma loja, vou atrás, e aos poucos, com gestos, o vendedor vai entendendo, mas eu queria muito que as pessoas soubessem libras e acho que a tecnologia pode ajudar.”

Além de gestos, os alunos usam vários recursos para conversar com quem não entende a língua de sinais. Eles apostam em mensagem pelo celular e anotações em papel, quando necessário.

Para aproximar os pais e a comunidade, a Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga oferece curso gratuito de libras. As aulas são ministradas às quintas-feiras, em dois turnos (matutino e vespertino).

FestSurdos
1º de outubro de 2015 (quinta-feira)
Às 8 horas
No Taguaparque
Dança, teatro, desfile e outras atrações
Entrada franca
Além da escola organizadora, participarão do evento estudantes surdos de outras unidades de ensino. Alunos de turmas regulares também estão convidados

Curso gratuito de libras
Interessados devem procurar a escola nos horários das aulas (nas quintas-feiras, em dois horários: às 8 e às 14 horas)
Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga
QNH 1/3, Área Especial 2, Taguatinga
Mais informações: (61) 3901-6741

Veja a galeria de fotos: