26/09/2015 às 15:50

Eventos reunirão experiências sobre limpeza urbana e coleta seletiva

Na próxima semana, durante encontros e oficina será debatido o que tem gerado resultados no Brasil e pode melhorar a gestão local. Dois deles serão abertos ao público

Por Dayane Oliveira, da Agência Brasília

Entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, três eventos reunirão experiências sobre o que há de mais moderno e o que tem gerado resultado no Brasil nas áreas de limpeza urbana e coleta seletiva. Com o apoio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), os encontros envolverão associações, entidades e empresas privadas, além de órgãos distritais como a Secretaria do Meio Ambiente e a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).

Para a diretora-geral do SLU, Kátia Campos, os encontros e oficina são importantes para que a autarquia melhore a gestão de resíduos em Brasília. “Conhecer e ver de que formas as experiências bem-sucedidas em outros locais podem contribuir para a capital do País é um dos principais objetivos dessa semana”.

Na segunda-feira (28), das 8 às 18 horas, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF), na 901 da Asa Sul, ocorrerá oficina de trabalho sobre o manejo dos resíduos da construção civil e demolição em Brasília. Durante o dia serão quatro debates, dois no período da manhã e dois à tarde. O evento é aberto ao público. As vagas são limitadas a 200 pessoas e a inscrição será feita no local.

Gestão de resíduos
Representantes do setor em Belo Horizonte (Minas Gerais), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Rio de Janeiro, Salvador (Bahia) e São Paulo foram convidados para um encontro sobre contratação de serviços de limpeza urbana. “Como se contrata coleta seletiva? É por rota, peso, convênio?”, exemplificou Kátia ao citar a importância da reunião, que ocorrerá no dia 30, das 9 às 17 horas, no auditório do SLU, no Setor Comercial Sul. O acesso será restrito a convidados.

Para fechar a programação da semana, na quinta-feira (1º), ocorrerá o I Encontro Nacional de Gestores Municipais de Limpeza Urbana. Com o objetivo de trocar experiências para a melhoria da gestão de resíduos sólidos, o evento será ministrado no auditório da Associação Brasileira de Municípios, no Setor de Autarquias Sul, no Plano Piloto.

Os desafios da gestão, coleta seletiva e logística reversa de embalagens em geral serão os principais temas abordados durante o encontro. O evento é aberto ao público. Não há limite de vagas.

Oficina de trabalho — Manejo dos Resíduos da Construção Civil e Demolição no DF
Segunda-feira (28), das 8 às 18 horas
Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal, na SGAS Quadra 901, conjunto D, Asa Sul
Veja a programação 
Faça sua pré-inscrição 

I Encontro Nacional de Gestores Municipais de Limpeza Urbana
Quinta-feira (1º), das 9 às 17 horas
Auditório da Associação Brasileira de Municípios (ABM) — Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Bloco F
Faça sua inscrição