27/09/2015 às 18:13

Políticas para as mulheres são discutidas em encontro

Reunidas em Sobradinho, 150 pessoas debateram quatro temáticas referentes à conferência distrital de dezembro

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos

A 2ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres reuniu cerca de 150 participantes em Sobradinho. Promovido nesse sábado (26), o encontro colheu sugestões para a 4ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres, marcada para 5 e 6 de dezembro. Além de moradores da região onde ocorreu o debate, habitantes de Sobradinho II, do Colorado, da Fercal, do Lago Oeste, de Planaltina e do Taquari estiveram presentes.

As discussões locais são organizadas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e pelo Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal, em parceria com a sociedade civil e movimentos organizados. O encontro foi ministrado pela secretária de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Marise Nogueira, em conjunto com a secretária-geral do conselho, Lúcia Bessa, e o administrador de Sobradinho, Divino Sales.

Com o tema Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres, a conferência foi dividida em quatro eixos de discussão, cada um apresentado no começo do evento. Depois da explanação inicial, as conversas foram desenvolvidas em salas separadas.

Tatiana Lionço, professora do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília e militante pelo Movimento Estratégico pelo Estado Laico, comandou o eixo sobre Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos Movimentos para a Efetivação da Igualdade de Direitos e Oportunidades. Danusa Marques, professora do Instituto de Ciência Política da UnB, foi a responsável pelo diálogo sobre Sistema Político com Participação das Mulheres e Igualdade.

Ana Laura Pinheiro, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), esteve à frente do tema Estruturas Institucionais e Políticas Públicas Desenvolvidas para as Mulheres. Por fim, Eliana Graça, analista técnica em Políticas Sociais da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, liderou a discussão sobre Sistema Nacional de Políticas para Mulheres.

“As etapas regionais estão avançando. Essas duas conferências foram sucesso de público e conteúdo. É um momento de reflexão e avaliação, mas, sobretudo, é o momento para apontarmos os avanços que queremos”, afirma a secretária de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

As próximas conferências regionais ocorrem em Taguatinga, em 31 de outubro, no Centro de Ensino Médio EIT; e no Plano Piloto, em 14 de novembro, na Escola Parque 308 Sul. Toda a sociedade pode participar dos encontros. 

Leia também:

Moradoras de seis regiões debatem políticas para mulheres