28/09/2015 às 12:30

Espaço Cultural Caesb, em Águas Claras, amplia programação em outubro

Para atrair mais espectadores, também serão exibidos shows de comédias e peças infantis

Por Rafael Alves, da Agência Brasília


. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Moradores de Águas Claras, Taguatinga e arredores contam com um local de qualidade destinado à arte e à cultura e o melhor: mais perto de casa. É o Espaço Cultural Caesb, que ampliou a agenda de espetáculos para outubro.

Na sede da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), em Águas Claras, o local foi inaugurado há nove anos, mas ainda não é conhecido pelo grande público da região. Por isso, a programação inclui agora shows de comédia e peças infantis.

Com o incremento no número de apresentações, a expectativa da coordenação do centro cultural é que, até o fim do ano, haja aumento de aproximadamente 36% na arrecadação com a venda de ingressos.

Segundo o coordenador Ulisses Dimas Nóbrega, a intenção é transformar o lugar em uma referência em arte e cultura em Águas Claras. “Temos de trazer a comunidade para o teatro, porque não há espaço cultural como esse aqui na região”, afirma. “É mais perto que os já tradicionais locais do Plano Piloto e tem uma infraestrutura completa para qualquer tipo de evento.”

Nóbrega acrescenta que a infraestrutura tem capacidade para receber qualquer tipo de espetáculo. No início do ano, o teto ganhou nova impermeabilização para evitar infiltrações durante as chuvas.

Comodidade
Projetado pelo arquiteto Paulo Zimbres, ex-professor da Universidade de Brasília e um dos criadores do projeto arquitetônico de Águas Claras e do Setor Noroeste, o espaço tem área total de 1,8 mil metros quadrados. No teatro, são 416 lugares com acessibilidade e boa visualização de todo o palco devido ao formato stadium. Outros destaques vão para a qualidade acústica, o conforto térmico e o maior espaço entre as poltronas.

O centro cultural é formado por foyer, hall, áreas de apoio, sala de tradução, sala técnica e camarins. A área externa tem estacionamento para 111 veículos, além de guarita, jardins, espelho d’água e área para carga e descarga.

Programação
Desde abril, a política da administração é promover e divulgar espetáculos de médio e grande porte. Até meados do primeiro semestre, a maior parte das atrações era voltada para espetáculos infantis durante a semana e eventos da própria companhia de saneamento. Em agosto, as portas foram abertas para a comédia popular.

O coordenador Ulisses Nóbrega acredita que, com a experiência adquirida ao longo de quase uma década, seja possível incluir o espaço da Caesb no circuito cultural do DF e levar ao público apresentações de renome, sem necessidade de deslocamento até o Plano Piloto ou outras localidades.

Em 1º e 2 de outubro, o grupo brasiliense G7 traz a comédia Eu Odeio Meu Chefe. Já no fim de semana, sábado (3) e domingo (4), quem provoca as gargalhadas da plateia é a companhia Setebelos, com a peça Qual o seu Pedido? A Comédia do Improviso. Haverá reprise em 10 e 11 de outubro.

Nos dias 16 e 23, constam da programação o Ballet Quattor, da academia de mesmo nome em Águas Claras; e os espetáculos infantis Frozen e Os Vingadores, a cargo de integrantes de escolas públicas.

No sábado (24) e no domingo (25), o grupo G7 retorna aos palcos do teatro com o enredo Manual de Sobrevivência ao Casamento. Já na quinta-feira (29) a atriz Adriana Nunes, da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo, encena Mercedez com Z.

Os horários de cada sessão deverão ser divulgados até o início de outubro, assim como o preço dos ingressos, a classificação indicativa e o horário de funcionamento da bilheteria.

Espaço Cultural Caesb
Avenida Sibipiruna, Lotes 13/21, Centro de Gestão de Águas Emendadas
Mais informações: (61) 3213-7287 (de segunda a sexta-feira, até as 17h30)

Veja a galeria de fotos: