29/09/2015 às 16:04

Inscrições para os Jogos Abertos de Brasília vão até quarta-feira (30)

Podem participar atletas profissionais e amadores de seis modalidades esportivas. Competição será em outubro

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


Colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg, esposa do governador, secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, secretária do Esporte e Lazer, Leila Barros, e o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar
Colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg, esposa do governador, secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, secretária do Esporte e Lazer, Leila Barros, e o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Atualizado em 30 de setembro, às 11h20:

A Agência Brasília errou ao informar que a competição ocorreria de 11 a 31 de dezembro. A data correta é de 10 a 31 de outubro.

Qualquer atleta profissional ou amador acima de 18 anos pode se inscrever, até esta quarta-feira (30), na primeira edição dos Jogos Abertos de Brasília 2015. A adesão é gratuita: basta preencher um formulário no site da Secretaria do Esporte e Lazer e entregá-lo em duas vias ao comitê organizador do evento na sede da pasta, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

A solenidade de lançamento ocorreu na manhã desta terça-feira (29), no Palácio do Buriti. As disputas serão de 10 a 31 de outubro e devem reunir cerca de 5 mil participantes. Seis modalidades (atletismo, basquete, futsal, judô, natação e vôlei) estão disponíveis, e os atletas vão representar a região administrativa em que moram.

Inclusão
Pessoas com deficiência vão competir nas modalidades atletismo, basquete em cadeira de rodas e natação. Nesses casos, a documentação tem de ser entregue no Centro de Treinamento de Educação Física da Escola Nacional de Administração Pública — no Setor de Áreas Isoladas Sul, Área 2-A, Asa Sul. “O esporte é integração, inclusão e, mais do que isso, uma maneira de mostrar que todos são capazes de vencer desafios e superar limites”, enfatizou a secretária do Esporte e Lazer, Leila Barros.

A colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg, esposa do governador Rodrigo Rollemberg, também participou do lançamento. “Esses jogos vão além das disputas, servem para integrar socialmente nossa comunidade.”

Abertura e informações
Em 10 de outubro, na cerimônia de abertura, as delegações de cada região administrativa apresentarão seus competidores. O evento está marcado para começar às 10 horas, no Ginásio do Cruzeiro — Quadra 609, Lote 2, Cruzeiro Novo.

Campeões, vices e terceiros colocados receberão troféus e medalhas. Todas as informações sobre cronograma, calendário e regulamento, entre outras, podem ser acessadas pelo site da secretaria.

O torneio conta com o patrocínio da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), responsável por despesas como premiação, arbitragem e deslocamento de atletas. O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, ressaltou que o apoio ao esporte é o apoio à cidadania. “Enquanto uma pessoa está jogando, competindo ou treinando, ela deixa de lado coisas ruins, como drogas e criminalidade.”

O secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, e o administrador do Riacho Fundo II, Francisco Vicemá Medeiros, também estiveram na cerimônia de lançamento dos Jogos Abertos de Brasília.

Veja a galeria de fotos: