29/9/15 16:04
Atualizado em 29/9/15 às 16:04

Inscrições para os Jogos Abertos de Brasília vão até quarta-feira (30)

Podem participar atletas profissionais e amadores de seis modalidades esportivas. Competição será em outubro


Colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg, esposa do governador, secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, secretária do Esporte e Lazer, Leila Barros, e o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar
Colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg, esposa do governador, secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, secretária do Esporte e Lazer, Leila Barros, e o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Atualizado em 30 de setembro, às 11h20:

A Agência Brasília errou ao informar que a competição ocorreria de 11 a 31 de dezembro. A data correta é de 10 a 31 de outubro.

Qualquer atleta profissional ou amador acima de 18 anos pode se inscrever, até esta quarta-feira (30), na primeira edição dos Jogos Abertos de Brasília 2015. A adesão é gratuita: basta preencher um formulário no site da Secretaria do Esporte e Lazer e entregá-lo em duas vias ao comitê organizador do evento na sede da pasta, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

A solenidade de lançamento ocorreu na manhã desta terça-feira (29), no Palácio do Buriti. As disputas serão de 10 a 31 de outubro e devem reunir cerca de 5 mil participantes. Seis modalidades (atletismo, basquete, futsal, judô, natação e vôlei) estão disponíveis, e os atletas vão representar a região administrativa em que moram.

Inclusão
Pessoas com deficiência vão competir nas modalidades atletismo, basquete em cadeira de rodas e natação. Nesses casos, a documentação tem de ser entregue no Centro de Treinamento de Educação Física da Escola Nacional de Administração Pública — no Setor de Áreas Isoladas Sul, Área 2-A, Asa Sul. “O esporte é integração, inclusão e, mais do que isso, uma maneira de mostrar que todos são capazes de vencer desafios e superar limites”, enfatizou a secretária do Esporte e Lazer, Leila Barros.

A colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg, esposa do governador Rodrigo Rollemberg, também participou do lançamento. “Esses jogos vão além das disputas, servem para integrar socialmente nossa comunidade.”

Abertura e informações
Em 10 de outubro, na cerimônia de abertura, as delegações de cada região administrativa apresentarão seus competidores. O evento está marcado para começar às 10 horas, no Ginásio do Cruzeiro — Quadra 609, Lote 2, Cruzeiro Novo.

Campeões, vices e terceiros colocados receberão troféus e medalhas. Todas as informações sobre cronograma, calendário e regulamento, entre outras, podem ser acessadas pelo site da secretaria.

O torneio conta com o patrocínio da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), responsável por despesas como premiação, arbitragem e deslocamento de atletas. O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, ressaltou que o apoio ao esporte é o apoio à cidadania. “Enquanto uma pessoa está jogando, competindo ou treinando, ela deixa de lado coisas ruins, como drogas e criminalidade.”

O secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, e o administrador do Riacho Fundo II, Francisco Vicemá Medeiros, também estiveram na cerimônia de lançamento dos Jogos Abertos de Brasília.

Veja a galeria de fotos: