06/10/2015 às 13:34

Prorrogadas inscrições para o primeiro bloco do FAC 2015

Prazo, que terminava no domingo (4), foi estendido até sexta-feira (9)

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Cultura

Para atender a pedidos da classe artística, a Secretaria de Cultura prorrogou as inscrições para o primeiro bloco de editais de 2015 do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). O prazo foi estendido até sexta-feira (9), conforme publicado em retificação do Edital nº1, no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça (6). Até a meia-noite de domingo (4), data inicialmente marcada para o encerramento dos registros, foram recebidas 934 propostas, em 11 áreas, de artistas e produtores culturais residentes no DF.

Os projetos, com toda a documentação exigida, devem ser enviados por meio do site da secretaria. Para concorrer ao benefício, é preciso ter cadastro de ente e agente cultural, morar em Brasília há pelo menos dois anos e comprovar atividade artística ou cultural com apresentação de portfólio.

O subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural, Thiago Leandro, ressalta que, para concluir a inscrição, é necessário clicar no botão de enviar proposta ao Ministério da Cultura. “Verificamos que muitas propostas pré-cadastradas no SalicWeb [sistema on-line] não foram mandadas.”

Categorias
O primeiro edital de 2015 contempla as seguintes categorias: artes plásticas, visuais e fotografia; artesanato; cultura popular e manifestações tradicionais; circo; dança; design e moda; música; ópera e musicais; teatro; patrimônio histórico e cultural material e imaterial e literatura, livros e leitura. Até ontem (5), música e teatro eram as mais concorridas, com 369 e 223 propostas inscritas, respectivamente. A expectativa da secretaria é contemplar 372 projetos, que vão repartir R$ 33,6 milhões.

Prorrogação de inscrições no Edital nº1/2015 do FAC-DF
Até 9 de outubro de 2015 (sexta-feira), via sistema
Acesse o edital e anexos e a lista de perguntas frequentes
Mais informações no site da Secretaria de Cultura

Leia também:

Decreto desburocratiza acesso ao Fundo de Apoio à Cultura