08/10/2015 às 13:43

Forças de segurança não aderiram à paralisação

Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e serviços como a Ciade funcionam sem restrições nesta manhã. Unidades do Procon e do Na Hora estão abertas, mas com o serviço comprometido

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


Na Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade), o atendimento às ocorrências segue normalizado
Na Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade), o atendimento às ocorrências segue normalizado. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Atualizado em 8 de outubro de 2015, às 11h50

A Secretaria de Justiça e Cidadania atualizou a informação sobre o atendimento do Na Hora, com detalhes sobre o que está fechado nas unidades de Taguatinga e do Riacho Fundo I

Apesar da paralisação de servidores públicos do governo de Brasília nesta quinta-feira (8), as Polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros mantêm o trabalho durante a manhã. Equipes de patrulhamento e nas delegacias atuam normalmente em todas as regiões do Distrito Federal.

A Defesa Civil tampouco interrompeu a prestação de serviço à comunidade. Os funcionários do órgão estão empenhados, desde as primeiras horas do dia, no atendimento às pessoas afetadas pelo temporal de terça-feira (6) na região de Sobradinho e da Fercal.

Também seguem com atividades normalizadas os setores da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, como a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) e a Subsecretaria da Ordem Pública e Social.

As atividades do Departamento de Trânsito (Detran) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) continuam sendo feitas. Fechamentos e inversões de pistas foram realizados durante a manhã. As unidades de atendimento ao público funcionam sem alterações e todos os servidores cumprem expediente.

Procon e Na Hora
Os 11 postos do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) estão abertos, bem como as seis unidades (Ceilândia, Gama, Riacho Fundo I, Rodoviária do Plano Piloto, Sobradinho e Taguatinga) do Na Hora, ligado à Secretaria de Justiça e Cidadania. A entrega de senhas, porém, é condicionada à quantidade de servidores presentes. Em Taguatinga, apenas o guichê do Detran está fechado, enquanto no Na Hora do Riacho Fundo I só funcionam os serviços do Procon, da Companhia Energética de Brasília (CEB), da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), da Polícia Civil e da Subsecretaria do Sistema Penitenciário da Secretaria da Segurança Pública.

Segundo a pasta, alguns funcionários aderiram à paralisação, mas o objetivo é não interromper o atendimento. Esse também é o caso nos postos da CEB e da Caesb. A Secretaria de Justiça reforça que órgãos de atuação nacional, como Polícia e Justiça Federais e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), operam normalmente.

As agências da Secretaria de Fazenda do DF abrirão hoje, segundo a pasta. O horário é das 12h30 às 18h30.

Administrações regionais
De acordo com a Subsecretaria de Gestão das Cidades, da Vice-Governadoria de Brasília, as administrações regionais funcionam sem alterações. É possível, por exemplo, fazer consultas prévias para novos comércios e solicitar emissão de licenças de funcionamento e autorizações eventuais para eventos.

Mobilização
Após reunião com membros do governo nessa quarta-feira (7), as 32 categorias que tiveram a suspensão do reajuste salarial previsto para este segundo semestre anunciaram paralisação de um dia, com possibilidade de ampliação. Os manifestantes fazem assembleias na Praça do Buriti e em frente à Câmara Legislativa do DF.

Veja a galeria de fotos: