09/10/2015 às 12:19, atualizado em 16/05/2016 às 17:12

Diretor dos Jogos Rio 2016 avalia preparativos da segurança pública no Distrito Federal

Executivo do comitê organizador da Olimpíada elogiou o trabalho dos profissionais envolvidos. Brasília receberá jogos de futebol no Mané Garrincha

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social

Os preparativos da área de segurança pública para a participação de Brasília nos Jogos Olímpicos foram apresentados nessa quinta-feira (8) ao Comitê Organizador Rio 2016, em reunião no Centro Integrado de Comando e Controle, na Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. O esquema de proteção durante a Olimpíada vem sendo montado desde 20 de agosto e passará por pequenos ajustes. A versão final deverá estar concluída até sexta-feira (16).

“Nossa tônica é a integração, a soma de esforços e competências para que a Operação Olimpíadas alcance o sucesso necessário”, afirmou o secretário Arthur Trindade. Responsável pela direção da área de segurança do Comitê Organizador Rio 2016, o ex-diretor da Polícia Federal Luis Fernando Corrêa elogiou o trabalho dos profissionais do Distrito Federal. “Brasília está preparada, há um legado de eventos realizados aqui, usaremos essa experiência adquirida, agregando novos valores”, destacou.

Na capital federal, a preparação da segurança pública para as Olimpíadas é coordenada pela Comissão Distrital de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Olímpicos Rio 2016, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, e pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça. Além dos jogos, a operação inclui a segurança dos atletas e árbitros que virão ao DF e o acompanhamento do trajeto da tocha olímpica, que chegará à cidade em 3 de maio.

Também participaram do encontro o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, a secretária do Esporte e Lazer, Leila Barros, o secretário de Turismo, Jaime Recena, os comandantes-gerais da Polícia Militar, Florisvaldo Ferreira Cesar, do Corpo de Bombeiros Militar, Hamilton Santos Esteves Junior, e os diretores-gerais da Polícia Civil, Eric Seba, e do Departamento de Trânsito, Jayme Amorim.

Mané Garrincha
O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha — um dos sete onde haverá jogos olímpicos de futebol masculino e feminino em todo o Brasil — abrigará 12 das 58 partidas a serem disputadas em outras cinco cidades: Belo Horizonte (MG), no Mineirão; Manaus (AM), na Arena da Amazônia; Rio de Janeiro (RJ), no Maracanã e no Engenhão; Salvador (BA), na Arena Fonte Nova; e São Paulo (SP), na Arena Corinthians.

A Olimpíada de 2016 ocorrerá de 5 a 21 de agosto, e a maioria das competições ficará concentrada no Rio de Janeiro. Dez mil e quinhentos atletas de 206 países, incluindo o Brasil, disputarão 306 provas com medalhas em 42 modalidades esportivas.

Leia também:

Comitês aprovam preparação de Brasília para a Olimpíada de 2016

Forças de segurança definem proposta de percurso da tocha olímpica em Brasília

Brasília será a primeira cidade a receber a chama olímpica dos jogos Rio 2016

Estádio do Cave passará por reformas para a Olimpíada de 2016