14/10/2015 às 22:22

22 políticas públicas serão escolhidas na 3ª Conferência Distrital de Juventude

Evento ocorre no sábado (17), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Grupos debaterão os direitos dos jovens, e delegados representarão as propostas na conferência nacional

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude

A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, por meio da Subsecretaria da Juventude, promove a 3ª Conferência Distrital de Juventude. O encontro definirá as 22 prioridades de políticas públicas que embasarão a construção de um plano de ações para os jovens. A conferência ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no sábado (17), às 8 horas.

As 22 propostas trarão os temas dos 11 eixos de direitos estabelecidos pelo Estatuto da Juventude. Serão duas proposições por eixo: cidadania, participação social e política e representação juvenil; educação; profissionalização, trabalho e renda; diversidade e igualdade; saúde; cultura; comunicação e liberdade de expressão; desporto e lazer; sustentabilidade e meio ambiente; território e mobilidade; segurança pública e acesso à Justiça.

De acordo com a subsecretária da Juventude, Aline Bezerra de Andrade, as sugestões serão definidas por grupos de trabalho ao longo do dia. “São seis turmas para debater os 11 eixos e trazer as melhores formas de fazer política pública para os jovens do DF.”, explica. “Tenho certeza que sairemos de lá com um panorama muito rico e diversificado.”

O encontro também elegerá os 16 delegados distritais que representarão o Distrito Federal na Conferência Nacional de Juventude: três serão representantes do governo e 13, da sociedade civil. A distribuição deve obedecer, ainda, questões de paridade e diversidade de gênero, etnias, povos tradicionais e indígenas.

A programação trará apresentações culturais do DF. “Teremos danças contemporâneas e tradicionais, que vão do hip-hop ao folclore e à poesia”, acrescenta Aline Andrade.

3ª Conferência Distrital de Juventude
17 de outubro de 2015 (sábado)
Abertura às 9h30
Credenciamento: às 8 horas
Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental)

Leia também:

Plano Piloto sedia a terceira etapa regional para a conferência distrital da juventude