14/10/2015 às 20:05

Plano de Turismo Criativo está na etapa final e deve ser apresentado até o fim do ano

Resultados das oficinas promovidas em setembro serão debatidos durante seminário na quinta-feira (15), no Auditório Buriti, do Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Turismo

Com o objetivo de despertar a capital para um novo conceito de produzir turismo com criatividade e inovação, a Secretaria de Turismo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF), vai promover o seminário Relatos das Oficinas de Turismo Criativo. Será em 15 de outubro, quinta-feira, às 14h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Para consolidar as ações do Plano de Turismo Criativo de Brasília, vão ser exibidos relatos e resultados das oficinas anteriores, ocorridas no Planetário de Brasília, em setembro. Na plateia, havia empresários, promotores de eventos e gestores culturais, entre outros. A ideia das reuniões era mostrar os encaminhamentos para a complementação do plano, que deve ser apresentado aos brasilienses em dezembro.

“Vamos buscar transformar Brasília em referência de cidade criativa, com soluções inovadoras para o desenvolvimento local”, planeja o secretário de Turismo, Jaime Recena. Ele assegura que esforços da secretaria estão voltados para viabilizar a estruturação do plano e acrescenta que o turismo criativo pode ser considerado a nova tendência do mercado mundial, além de estimular a competitividade.

“É preciso proporcionar aos visitantes a possibilidade de fazer uma imersão na cultura, nas artes, na gastronomia, no modo de vida das pessoas, nos eventos de rua, nos novos negócios, na tecnologia, nos roteiros e visitas fora do lugar comum, proporcionando-lhes vivências únicas e com base na nova economia criativa”, acredita Recena.

O trabalho conjunto de consultoria técnica conta com a metodologia da Escola de Criatividade — organização sediada em Curitiba e que desenvolveu projetos no setor. “Envolver o trade turístico em uma nova dinâmica de mercado para pensar produtos e formas de produzir negócios turísticos são os objetivos desses encontros práticos em torno de ideias e soluções”, define o consultor Jean Sigel, representante da escola e que estará presente no seminário.

Relatos das Oficinas de Turismo Criativo
15 de outubro de 2015 (quinta-feira)
Das 14h30 às 18 horas
Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental), Auditório Buriti
Mais informações: (61) 3214-2812 e 3214-2778 (Subsecretaria de Produtos e Serviços Turísticos)