19/10/2015 às 16:02

Últimos dias para inscrição de alunos na rede pública de ensino

Os prazos contemplam estudantes regulares, novos, com deficiência e vindos da escola particular, assim como jovens e adultos e ainda mudança de instituição

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Termina na sexta-feira (23) o prazo para inscrição de novos estudantes da educação infantil (4 e 5 anos) e ensinos fundamental e médio e também daqueles que são alunos da rede particular e desejam estudar em escolas públicas. Na terça-feira (20), acaba o período de inscrição de novos estudantes com deficiência na rede pública de ensino.

De acordo com a Secretaria de Educação, do dia 1º deste mês até as 12h45 desta segunda-feira (19), foram recebidas 30.063 inscrições. Ainda não estão apurados pela pasta os dados referentes às inscrições de novos estudantes com deficiência.

O subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional, da Secretaria de Educação, Fábio Pereira de Sousa, ressalta que é importante não perder os prazos, porque no período de vagas remanescentes é mais difícil conseguir vaga em unidade próximo à residência ou ao trabalho.

Documentação
No caso dos novos estudantes com deficiência, os responsáveis deverão procurar a Gerência de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional nas coordenações regionais de ensino em que se deseja pleitear a vaga para fazer o agendamento da triagem. É necessário levar relatórios médicos e documentos pessoais e escolares do estudante, além de documentos do responsável.

Para a inscrição de novos estudantes da educação infantil (4 e 5 anos) e ensinos fundamental e médio, o responsável deve ligar no telefone 156, opção 2, tendo em mãos o nome completo e a data de nascimento da criança ou do adolescente, além do nome e principalmente o CEP da residência ou do trabalho do responsável. Não há escolha de unidade escolar, porque os estudantes são alocados de acordo com esse CEP.

Quem frequenta a rede particular de ensino e os responsáveis queiram migrá-los para a pública no ano letivo de 2016, além do 156, há a opção de fazer a inscrição pela internet, no site da Secretaria de Educação. 

Alternativas
O período de 24 a 31 de outubro é destinado a inscrições para novos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (número 156, opção 2). Nesse processo é possível fazer a opção pela escola em que se deseja estudar.

Essa modalidade de educação abrange, no ensino fundamental, alunos a partir de 15 anos, e, no ensino médio, a partir de 18. É necessário informar os dados pessoais, como nome completo e data de nascimento, além do CEP da residência e a última série escolar concluída.

O prazo para remanejamento escolar vai de 26 de outubro a 6 de novembro (exceto para alunos com deficiência, cujo período terminou no dia 16). O procedimento interno permite ao estudante regularmente matriculado na rede pública de ensino em 2015 mudar para outra unidade escolar em 2016.

Os resultados serão divulgados em 16 de dezembro, às 17 horas, no site da Secretaria de Educação e nas coordenações regionais. De acordo com a pasta, o período de efetivação de matrículas será divulgado posteriormente.

Os centros de educação da primeira infância e as instituições conveniadas continuam com os mesmos procedimentos de inscrição: nas coordenações regionais de ensino, no último dia útil de cada mês. Em 2015, as inscrições para alunos de até 3 anos se encerrarão em 30 de outubro. No caso das crianças de 4 e 5 anos, a inscrição deve ser feita pelo 156.

Vagas
De acordo com o subsecretário Sousa, o governo trabalha para acomodar os novos alunos no próximo ano.

O Plano Distrital de Educação, sancionado em 14 de julho deste ano, estabelece 21 metas para o desenvolvimento do ensino no Distrito Federal nos próximos dez anos. Entre elas está universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos.

Entre as ações tomadas para reorganizar a rede pública de ensino está o levantamento de salas sem uso ou que estavam destinadas a outros fins e que podem ser utilizadas no próximo ano como salas de aula. Além disso, segundo a pasta, haverá ampliação de vagas nos centros de educação da primeira infância. As unidades atendem até 112 crianças cada uma, de até 5 anos — número que passará para 136 no ano que vem. Também haverá ampliação da oferta de vagas nas instituições conveniadas, que atendem o público da mesma faixa etária.

PARA O ANO LETIVO DE 2016

Até 23 de outubro: inscrição de novos estudantes da educação infantil (4 e 5 anos) e ensinos fundamental e médio. Telefone 156, opção 2

Até 23 de outubro: inscrição para alunos da rede particular que desejam estudar em escolas públicas. Telefone 156, opção 2 e no site da Secretaria de Educação

Até 20 de outubro: inscrição de novos estudantes com deficiência. Na Gerência de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional das coordenações regionais de ensino

De 24 a 31 de outubro: inscrição de novos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Pelo número 156, opção 2

De 26 de outubro a 6 de novembro: inscrições para remanejamento escolar (exceto alunos com deficiência). Nas secretarias das escolas

 

Leia também:

Começa o período de matrículas na rede pública de ensino