25/10/15 10:28
Atualizado em 25/10/15 às 10:28

Memorial dos Povos Indígenas abrigará programa de trocas culturais

De segunda (26) a 17 de dezembro, museu recebe o Moitará, projeto que exalta matrizes de tribos brasileiras


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Quem olha para o Memorial dos Povos Indígenas, no Eixo Monumental, nota algo diferente nas paredes. Antes pintadas com apenas dois grafismos tradicionais de aldeias do Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso, agora elas estão cobertas de obras xinguanas. A nova intervenção faz parte do Moitará, programa de trocas culturais que exalta as matrizes indígenas do País, a ser lançado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) na segunda-feira (26), às 19 horas.

Até 17 de dezembro, o museu será palco de ampla programação com apresentações de arte, dança, música, literatura, cinema. Haverá também debates e feira de livros. “A ideia é fortalecer o memorial, ocupá-lo com uma série de programações artísticas e culturais para ele se tornar um lugar de referência das culturas indígenas no Brasil”, justifica o presidente da Funarte, Francisco Bosco. A iniciativa é resultado de parceria da organização não governamental mineira Núcleo de Cultura Indígena com o Ministério da Cultura.

Os eventos serão às quintas-feiras, em duas sessões, das 14h30 às 17 horas, para crianças, adolescentes e escolas públicas e particulares, e das 19 às 22 horas, para o público em geral.

Outras atrações
Amanhã, na abertura, o escritor, jornalista, militante de causas indígenas e um dos idealizadores do projeto Ailton Krenak lançará um livro da Coleção Encontros, que reúne depoimentos e entrevistas sobre questões indígenas.

Na área central do espaço, até o fim do programa, a instalação acústica Rito Polifania Trama Ameríndia vai preencher o ambiente com sons tradicionais para proporcionar uma percepção do universo ameríndio — denominação dada ao indígena americano, para distingui-lo do asiático. Já na parte externa, no gramado, um totem mostrará um poema de André Vallias que evoca as origens ancestrais da raça.

Lançamento do programa Moitará
26 de outubro de 2015 (segunda-feira)
Às 19 horas
Memorial dos Povos Indígenas de Brasília — Eixo Monumental — em frente ao Memorial JK


Sessões de visitação

Às quintas-feiras
Das 14h30 às 17 horas: para crianças, adolescentes e colégios públicos e particulares
Das 19 às 22 horas: para o público em geral
Agendamento de escolas pelo e-mail: programamoitara@gmail.com

Veja a galeria de fotos: