29/10/2015 às 22:54

Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida adotará selo para identificar prioridades

Uso da marca, a ser desenvolvida e criada por decreto, foi discutida durante reunião do comitê gestor do programa

Por Saulo Araújo, da Agência Brasília


. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

As políticas públicas do Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida serão monitoradas por meio de um selo que servirá como instrumento para dar mais agilidade ao encaminhamento de soluções propostas pelo programa. As ordens de serviço que forem identificadas com a marca deverão ser tratadas com prioridade pelos órgãos do governo, como explicou o secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Arthur Trindade. “Vamos acompanhar o desenvolvimento das demandas, e o próprio gabinete do governador fará a cobrança do cumprimento das metas”, afirmou.

O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (29), na sede da secretaria, durante a terceira reunião do comitê gestor do programa. O colegiado concentra o debate de ideias entre gestores de vários órgãos para buscar formas de reduzir os índices de criminalidade com ações que não sejam focadas somente no trabalho das polícias — como iluminar regiões, limpar áreas e fechar bares em horários determinados por lei.

A marca, a ser desenvolvida e oficializada por meio de decreto, terá duas versões: uma física, para ser colocada em locais que exijam alguma ação do programa, e outra digital, para facilitar o monitoramento dos órgãos envolvidos.

Transparência
O selo ainda funcionará como um instrumento para a população acompanhar e cobrar a execução dos planos traçados para determinada região, conferindo transparência ao processo. “As ações de segurança não são apenas voltadas para repressão, mas, principalmente, para a recuperação de áreas degradadas, a limpeza de logradouros públicos. Tudo isso dá uma sensação de pertencimento, que contribui para a redução da violência”, disse o governador Rodrigo Rollemberg.

Comitê
O Comitê Gestor do Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida tem o propósito de discutir temas que direta ou indiretamente influenciem na queda da violência. Ele é presidido pelo governador de Brasília e coordenado pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Na reunião desta quinta-feira (29), além de Rollemberg e Arthur Trindade, participaram o chefe da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais (fusão da Casa Civil com a Secretaria de Relações Institucionais e Sociais), Sérgio Sampaio; os secretários de Justiça e Cidadania, João Carlos Souto; de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio de Paula Guedes; os comandantes-gerais da Polícia Militar, coronel Florisvaldo Ferreira Cesar; e do Corpo de Bombeiros Militar, Hamilton Santos Esteves Junior; os diretores-gerais da Polícia Civil, Eric Seba; e do Departamento de Trânsito, Jayme Amorim, entre outras autoridades.

Veja a galeria de fotos:

Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida adotará selo para identificar prioridades