2/11/15 19:34
Atualizado em 2/11/15 às 19:34

Secretaria do Meio Ambiente promove oficinas de coleta e plantio de sementes

Primeiro curso, na quarta-feira (4), será na Biblioteca do Cerrado, no Parque da Cidade, com inscrições gratuitas e sem limite de participantes


. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A Secretaria do Meio Ambiente dará, neste mês, duas oficinas gratuitas voltadas ao plantio de mudas nativas do Cerrado. A primeira, na quarta-feira (4), será sobre coleta de sementes, na Biblioteca do Cerrado, no Estacionamento 13 do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, das 8 às 12 horas. No dia 11, no mesmo horário, a segunda, desta vez para plantar sementes, ocorrerá na altura da Entrequadra 206/207 Norte. Ambas fazem parte da Virada do Cerrado — Cidadania e Sustentabilidade, programa continuado de educação ambiental e mobilização social que teve início em 11 de setembro, com três dias de eventos paralelos, em 21 regiões administrativas de Brasília. As inscrições são gratuitas, podem ser feitas nos locais e não há limite de participantes.

Os dois cursos são preparatórios para um grande mutirão de plantio desse tipo de muda, no dia 21, em locais a serem definidos. “A ideia é executar o plano de compensação do gás carbônico emitido durante a Virada”, explica a coordenadora de Mobilização Socioambiental, da secretaria, Cláudia Sachetto. Segundo ela, a mobilização coletiva visa, também, sensibilizar a população brasiliense acerca de temas socioambientais, especialmente pessoas que queiram ajudar de alguma forma, mas não têm familiaridade com o assunto. As atividades não terão custos para a pasta, pois contam com apoio das administrações regionais.

Plano de sustentabilidade
Plantar mudas nativas do Cerrado para compensar a emissão de gás carbônico é uma das iniciativas propostas no plano de sustentabilidade elaborado durante a Virada. De acordo com levantamento feito por empresa parceira da secretaria, o total emitido ao longo dos eventos de setembro exige o plantio de pelo menos 260 unidades, número considerado baixo em comparação à quantidade de ações (mais de 200) e de pessoas envolvidas (cerca de 20 mil).

Para o mutirão, o Jardim Botânico de Brasília fornecerá mudas de angico, copaíba e ipê, entre outras. Já confirmaram participação as Administrações Regionais de Brazlândia, da Candangolândia/Núcleo Bandeirante/Park Way, do Cruzeiro, do Gama, do Itapoã, do Jardim Botânico, dos Lagos Sul e Norte, do Paranoá, de Planaltina, do Plano Piloto, do Recanto das Emas, do Riacho Fundo, de Santa Maria, do Sudoeste/Octogonal e do Varjão.

Leia também:

Virada do Cerrado será de 11 a 13 de setembro

Água é tema de ação de ONG na Virada do Cerrado

Ações sobre sustentabilidade marcam o fim de semana em Brasília

Plano de sustentabilidade é um dos legados da Virada do Cerrado

Veja a galeria de fotos:

Secretaria do Meio Ambiente promove oficinas de coleta e plantio de sementes