09/11/2015 às 16:00

Servidores técnico-administrativos da Educação retomam os trabalhos

Com a greve suspensa, serviços de limpeza e de segurança na portaria das escolas estão garantidos até o fim do ano letivo

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Os auxiliares de serviços gerais da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, responsáveis pela limpeza e pela segurança na portaria das escolas, retomaram os trabalhos nesta segunda-feira (9). Os servidores suspenderam a greve — iniciada em 19 de outubro — por 90 dias durante assembleia ocorrida na manhã de sexta-feira (6) em frente à Câmara Legislativa.

A decisão foi tomada após reunião, na quinta-feira (5), com o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg; o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio; o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Júlio Gregório Filho; e o secretário-adjunto de Relações Institucionais, Igor Tokarski. No encontro, foi anunciada a criação de um grupo de trabalho para estudar alternativas de aumento de receitas que possibilitem o pagamento do retroativo referente a parcelas dos reajustes concedidos na gestão passada a 32 categorias de servidores públicos.

O grupo de trabalho será formado por representantes do governo, lideranças sindicais — entre elas, do Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAE-DF) — e membros de outras instituições que queiram contribuir com o processo.

De acordo com o SAE-DF, os serviços nas escolas vão funcionar normalmente durante o prazo estabelecido.

Leia também:

Executivo local constitui grupo de trabalho para pagar retroativos a servidores

Servidores terão reajustes pagos em 2016