10/11/2015 às 18:48, atualizado em 28/09/2017 às 16:01

Alunos da Escola Classe 316 da Asa Sul conheceram a cultura de Singapura

Em mais uma edição do projeto Embaixadas de Portas Abertas, estudantes da rede pública de ensino visitaram a sede em Brasília do país asiático

Por Rafael Alves, da Agência Brasília

. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Nesta terça-feira (10), 26 estudantes de 10 e 11 anos do quinto ano da Escola Classe 316 da Asa Sul visitaram a Embaixada da República de Singapura, no Lago Sul, e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura, dos costumes e também das belezas da ilha no sudeste asiático. Encantados, principalmente com as grandes construções, alguns já sonham em conhecer de perto o país.

“Dá muita vontade de ir para lá. Meu sonho seria ficar naquela piscina de vidro, a mais de 200 metros de altura”, conta animada a estudante Maria Clara Macedo Rios, de 10 anos, mencionando a maior e mais alta piscina de borda infinita do mundo, no luxuoso complexo turístico Marina Bay Sands, um dos principais pontos turísticos da capital, Cidade de Singapura.

Os estudantes ficaram por quase duas horas na embaixada. Eles assistiram a uma apresentação com as principais informações do país, como história da independência — oficializada em 1965 —, o tamanho territorial e os principais pontos turísticos, e tiveram a oportunidade de participar de brincadeiras típicas.

A estudante Maria Eduarda Silva Araújo, de 10 anos, ficou impressionada com o tamanho de Singapura, que caberia dentro do Distrito Federal. O país é 12.216 vezes menor que o Brasil. Ela ainda se consagrou campeã na brincadeira de saltar sobre cordas — uma espécie de salto em altura, improvisado na grama da embaixada. “A cultura deles é bem interessante. Gostei muito das brincadeiras de lá e das construções de Singapura.”

Após quase uma hora de saltos e rolamentos no gramado, foi servido aos estudantes um lanche com comidas típicas. No cardápio havia bee hoon (macarrão com legumes e tiras de frango), chicken stay (espetinho de frango com molho agridoce à base de amendoim e cebola) e chicken wings (asinhas de frango fritas e temperadas com ervas finas).

Como presente, ao fim da visita, a ministra-conselheira da embaixada, Chin Siew Fei, entregou aos estudantes um passaporte mirim carimbado com o visto do país e pequenas bandeiras de Singapura.

A idealizadora do Embaixadas de Portas Abertas e colaboradora do governo Márcia Rollemberg, e o secretário-adjunto de Educação, Esporte e Lazer, Clóvis Lúcio, acompanharam o grupo. “São alunos que muitas vezes não têm a chance de conhecer outras culturas e essa é uma grande oportunidade de ampliar o ensino público do DF”, disse Márcia.

De portas abertas
O projeto funciona graças a uma parceria entre as Secretarias de Educação, Esporte e Lazer; de Cultura; e a Assessoria Internacional do governo de Brasília. Desde o início do ano, estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal são selecionados para conhecer a sede de algum país em Brasília.

Já participaram as Embaixadas de El Salvador, da Áustria, da Bielorrússia, da Geórgia, da Argentina, de Angola e da Bulgária.

Leia também:

Embaixada de Angola recebe alunos de centro de ensino público de Planaltina

Alunos do Núcleo Bandeirante visitam a Embaixada da Argentina

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157661062857341″ title=”Alunos da Escola Classe 316 da Asa Sul conheceram a cultura de Singapura”>https://farm1.staticflickr.com/756/22912274332_085ba97127.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Alunos da Escola Classe 316 da Asa Sul conheceram a cultura de Cingapura”>