
Operação comandada pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) no Condomínio Mansões Bougainville (DF-440, em Sobradinho) derrubou nesta sexta-feira (20) 19 edificações em alvenaria, soterrou quatro fossas e uma cisterna, retirou 350 metros lineares de cercas, desligou 18 pontos de energia clandestinos e fez 12 mudanças de pertences dos invasores.
O trabalho iniciado em 10 de novembro ficou suspenso por uma semana, por determinação da 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, e foi retomado na terça-feira (17). Onze órgãos do governo apoiaram a ação da Agefis e cerca de 200 servidores trabalharam na desocupação da área de preservação permanente (APP).
Ao todo, 50 construções foram derrubadas. A previsão inicial era que 45 seriam alvo da operação, mas os agentes encontraram outras cinco dentro da mata da APP. Estas foram demolidas a marretadas. Na área invadida, há cerca de 80 nascentes. Ela abriga também espécies da fauna e da flora típicas do Cerrado. O condomínio foi criado em 1995 após o parcelamento irregular de uma fazenda.
Leia também:
Mais 18 construções são derrubadas em Sobradinho
Agefis retoma derrubada de construções irregulares no Mansões Bougainville
Cinco edificações irregulares são derrubadas no Condomínio Mansões Bougainville
Veja a galeria de fotos: