20/11/2015 às 15:17

Esquema de segurança para o jogo Botafogo x ABC está definido

Saiba detalhes sobre alterações no trânsito, opções de transporte e de estacionamento e o que é proibido levar para o estádio

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo


. Foto: Andre Borges/Agência Brasília-10.11.2015

Às 21h30 desta sexta-feira (20), o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha recebe o jogo entre Botafogo-RJ e ABC-RN, válida pela Série B do Campeonato Brasileiro. Com isso, a partir das 22 horas até a dispersão total do público, o trânsito ficará em sentido único anti-horário na avenida que contorna a arena esportiva, pela rotatória da via N2.

De acordo com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal, haverá fiscalização antes, durante e depois da partida. São 18 agentes, nove viaturas, dois guinchos e uma empilhadeira.

A Polícia Militar fará o controle do tráfego no Eixo Monumental e nos estacionamentos próximos ao estádio. Segundo a corporação, serão empregados 160 policiais a pé e em 32 viaturas. Além disso, o esquema de segurança prevê 12 policiais montados.

O Corpo de Bombeiros atuará nas proximidades do local do evento com 32 militares e oito viaturas (para combate a incêndio, salvamento, atendimento pré-hospitalar, proteção ambiental e atendimento a múltiplas vítimas). Dentro da arena, haverá no mínimo 31 brigadistas particulares e, caso necessário, o Corpo de Bombeiros também fará atendimentos.

Estacionamentos
A Secretaria de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo sugere que os torcedores optem por transporte público. Mas quem preferir ir de carro poderá usar os estacionamentos do lado oeste do estádio, do Ginásio Nilson Nelson, do Parque da Cidade, do Colégio Militar, do Espaço Funarte, do Ministério Público do DF e Territórios e dos Setores Hoteleiros, Comerciais e de Rádio e TV Sul e Norte. O estacionamento leste — voltado para o Brasília Shopping — está destinado a idosos e pessoas com deficiência.

Transporte
A Companhia do Metropolitano do DF informa que, a princípio, não haverá mudanças no metrô, que hoje funciona até as 23h30.

Segundo o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), nesta sexta-feira, as linhas de ônibus serão reforçadas de acordo com a demanda, das regiões administrativas para a Rodoviária do Plano Piloto e, ao fim do jogo, no sentido contrário (da rodoviária central para as outras regiões).

Regras
A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social informa que a PM deve fazer revista pessoal nos torcedores. A pasta ressalta que é proibido portar objetos cortantes ou perfurantes, mastros e bandeiras, conduzir materiais explosivos (fogos de artifícios e rojões) e consumir bebidas alcoólicas. As crianças e os adolescentes têm de estar devidamente identificados.