21/11/2015 às 15:07

Itapoã recebe 121 novas árvores

Plantio marcou o lançamento do programa anual de arborização da Novacap. Governador Rodrigo Rollemberg participou da ação na manhã deste sábado (21)

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília


. Foto:Tony Winston/Agência Brasília

Cem flamboyants e 21 ipês-amarelos agora integram a paisagem da pista de atletismo do Itapõa e do Paranoá, inaugurada em julho deste ano. O plantio, na manhã deste sábado (21), marcou o lançamento do programa de arborização 2015-2016 da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), criado na década de 1970.

“Não há nada mais prazeroso do que plantar novas árvores. A natureza é muito generosa”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, que plantou as 12 primeiras mudas. “Daqui a alguns anos nossos atletas estarão passando pelo tapete vermelho dos flamboyants”, brincou. O chefe do Executivo aproveitou para agradecer a iniciativa da Novacap e lembrar que a pista de atletismo, consequência de uma Roda de Conversa na região, tem ajudado na construção de um novo futuro para os jovens dessas regiões administrativas.

O programa é colocado em prática durante período chuvoso — de outubro a janeiro — e as plantas são produzidas nos viveiros da Novacap, que têm capacidade de produzir cerca de 250 mil mudas por ano.

O objetivo é manter a arborização do Plano Piloto, já consolidada, além de incrementar a paisagem e melhorar a qualidade de vida nas demais regiões de Brasília. A previsão é que nesta edição sejam plantadas 130 mil árvores em todo o Distrito Federal — 50 mil a mais do que no período passado. Depois de Paranoá e Itapoã, o programa deve seguir para o Riacho Fundo II.

Participaram do evento o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal; o presidente da Novacap, Hermes de Paula; o administrador regional do Paranoá e do Itapoã, Eduardo Rodrigues da Silva; o chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Rômulo Ervilha; o diretor administrativo da Novacap, Julio Menegotto; a subsecretária de Educação e Mobilização Socioambiental, da pasta do Meio Ambiente, Gabriela Barbosa Batista; e a deputada distrital Liliane Roriz (PRTB).

Leia também:

Árvores tombadas compõem a identidade urbana de Brasília

Moradores do Itapoã e do Paranoá ganham centro de atletismo

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157659117226744″ title=”Itapoã recebe 121 novas árvores”>https://farm6.staticflickr.com/5815/22881563590_eee448b6f7_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Itapoã recebe 121 novas árvores”>