27/11/2015 às 17:49, atualizado em 11/07/2017 às 17:28

Agência do Trabalhador terá unidade exclusiva para pessoas com deficiência

Posto funcionará na estação de metrô da 112 Sul a partir de quinta-feira (3)

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

Pessoas com deficiência terão uma Agência do Trabalhador exclusiva a partir de dezembro. Na quinta-feira (3), no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, uma unidade será aberta na estação de metrô da Quadra 112 da Asa Sul, onde há outros tipos de atendimento para esse público.

Organizado pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, o espaço vai oferecer, por exemplo, emissão de carteira de trabalho, acesso a seguro-desemprego e informações sobre Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O foco, porém, é criar condições mais favoráveis à oferta de vagas de trabalho e de cursos de capacitação.

Segundo o secretário-adjunto do Trabalho da pasta, Thiago Jarjour, é comum vagas não serem preenchidas por desencontro entre as necessidades dos empregadores e o currículo dos interessados. Ele cita que, no Dia D de Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência (25 de setembro), promovido em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, apenas 250 de 638 ofertas foram aproveitadas no Distrito Federal. “Nossa intenção é recrutar a pessoa e direcioná-la para uma vaga dentro do perfil dela”, explica.

Ambiente acessível
Centralizar os serviços na estação de metrô da 112 Sul é uma maneira de facilitar o acesso. O local tem piso tátil, rampas e elevadores. Outra vantagem é que o espaço abriga outros serviços destinados ao mesmo público.

Em salas vizinhas à futura Agência do Trabalhador, funciona a Coordenação de Promoção de Direitos de Pessoas com Deficiência, da Subsecretaria de Direitos Humanos, que reúne atendimentos especializados, como entrega de órtese e prótese, intérpretes da libras — língua brasileira de sinais — e encaminhamento ao mercado de trabalho. O coordenador Paulo Beck destaca que haverá intercâmbio entre as duas equipes. “Depois, os funcionários da agência poderão levar o conhecimento para outras unidades, caso peçam transferência para trabalhar perto de casa, por exemplo.”

Origem da data
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992. A partir de então, em todo 3 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional como na municipal. O objetivo é conscientizar a população para a igualdade de oportunidades, celebrar as conquistas desse segmento e pensar sobre novas formas de inclusão.

Abertura da Agência do Trabalhador exclusiva para pessoas com deficiência
3 de dezembro (quinta-feira)
Às 10 horas
Na estação de metrô da 112 Sul

Leia também:

Pessoas com deficiência têm atendimento exclusivo na Agência do Trabalhador do SCS

Emissão de carteira de trabalho passa a ser agendada também pela Agência Virtual