27/11/2015 às 00:33

Alunos do Varjão recebem diploma de curso de prevenção às drogas

Iniciativa da Polícia Militar do DF atendeu 115 estudantes do ensino fundamental de escola pública da região

Por Jade Abreu, da Agência Brasília


O coordenador pedagógico do Proerd, sargento Rodrigues, com os formandos da Escola Classe do Varjão
O coordenador pedagógico do Proerd, sargento Rodrigues, com os formandos da Escola Classe do Varjão. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Nesta quinta-feira (26), os 115 alunos do quinto ano do ensino fundamental da Escola Classe do Varjão foram os primeiros da região a se formar pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), lecionado pela Polícia Militar do Distrito Federal. Colégios de 28 regiões administrativas já receberam o curso, que busca prevenir o uso de entorpecentes e diminuir os índices de violência relacionados ao tema.

Professor do programa no Varjão, o sargento Alexandre Pereira diz que é perceptível a mudança de comportamento dos alunos participantes. “A gente trabalha com o lado social na comunidade, com a questão da vulnerabilidade. Eles são ensinados a resistir às drogas e a evitar companhias que possam incentivar o consumo.”

O coordenador pedagógico do Proerd, sargento Rodrigues, atua há 16 anos na capacitação e informa que a faixa média de idade dos estudantes atendidos é de 9 a 12 anos. “É a fase de transição, quando passa de criança para adolescente”, justifica. O administrador regional do Varjão e do Lago Norte, Leandro Casarin, assistiu à cerimônia de formatura.

Pequenos aprendizes
O jovem Pedro Henrique Galvão tem 11 anos e foi um dos que recebeu o diploma de conclusão do curso nesta noite. Segundo a mãe dele, Marielza Galvão, o menino empolgou-se com as palestras oferecidas. “Ele quis saber mais sobre os malefícios das drogas, pesquisou sobre o assunto.” Estudante da Educação de Jovens e Adultos, Marielza orgulha-se do filho, que teve a redação selecionada para representar a turma no programa.

A aluna Vanessa Alves do Nascimento, de 11 anos, também teve o texto escolhido para leitura no evento. De acordo com a mãe da estudante, Edna Alves da Silva, o comportamento da menina mudou dentro de casa, inclusive durante discussões. “Ela fala que não adianta brigar e que tem aprendido isso no programa.”

A diretora da Escola Classe do Varjão, Cláudia Inácio, conta que os professores perceberam mudança positiva nas atitudes dentro da sala de aula durante e após o curso. “Nossos alunos eram bem mais agitados, agora estão mais tranquilos.”

Programa
O Proerd funciona em Brasília desde 1998. Durante três meses, com programação semanal, são ministradas palestras sobre os malefícios do consumo de álcool, de cigarro e de drogas ilícitas. No Varjão, as aulas foram dadas em seis turmas. A iniciativa só não foi levada ainda a duas regiões: Sudoeste/Octogonal e Águas Claras.

Leia também:

Integração entre forças de segurança garante ações preventivas

Justiça e PM promovem ação conjunta no Dia Mundial de Combate às Drogas

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157659377494693″ title=”Alunos do Varjão recebem diploma de curso de prevenção às drogas”>https://farm6.staticflickr.com/5757/23036496730_8f5c3273ca_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Alunos do Varjão recebem diploma de curso de prevenção às drogas”>