04/12/2015 às 11:16

Segurança Pública promove ação integrada na Estrutural

Haverá atendimento médico, palestras educativas e emissão de carteira de identidade. O evento será no Centro Olímpico, e a entrada, gratuita

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social

A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social promoverá na Estrutural, no sábado (5), a Ação Integrada de Segurança com Cidadania. Das 9 às 17 horas, haverá palestras educativas, demonstrações de equipamentos e serviços das forças, atendimentos médicos e odontológicos e atividades físicas e culturais. Mais de 400 servidores da pasta, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e do Departamento de Trânsito participarão do evento gratuito no Centro Olímpico da região administrativa.

Os médicos escalados para participar da iniciativa pertencem aos quadros das corporações e estão aptos a fazer avaliações em cardiologia, endocrinologia, geriatria, ginecologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia e pediatria. As forças de segurança também levarão dentistas para atender os moradores.

Agentes do 4º Batalhão de Polícia Militar e de diferentes grupamentos (BPChoque, Batalhão de Policiamento Ambiental, Batalhão de Trânsito, Cavalaria e Rotam) demonstrarão equipamentos à comunidade e explicarão suas atribuições.

Viva Brasília
O evento está inserido no programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, que busca a melhoria dos serviços de segurança pública no Distrito Federal. O objetivo neste sábado é informar à população o que os diferentes órgãos fazem. A Polícia Civil, por exemplo, levará a unidade móvel da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher para dar orientações sobre medidas de proteção para casos de violência familiar e contra a mulher. Além disso, estará estacionada na Estrutural a unidade móvel do Instituto de Identificação, onde será possível tirar gratuitamente a primeira via da carteira de identidade.

Próximo ao centro olímpico, será montada uma estrutura para a diversão de crianças, adolescentes e adultos. Haverá camas elásticas, mesas de pebolim e brinquedos infláveis. Servidores dos programas de prevenção Picasso não Pichava e Esporte à Meia-Noite, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, farão oficinas de produção de vídeos via celular, grafite e DJ e darão aulas de alongamento.

Uma das regiões mais carentes do Distrito Federal, a Estrutural tem 35 mil moradores. A expectativa é que 3 mil pessoas participem da Ação Integrada de Segurança com Cidadania.

Ação Integrada de Segurança com Cidadania
Em 5 de dezembro de 2015 (sábado)
No Centro Olímpico da Estrutural (Quadra Central 3, Área Especial 4)
Das 9 às 17 horas
Entrada gratuita

Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social
Oficinas de DJ, das 9 às 11 horas
Oficinas de vídeo em celular, das 9 às 12 horas
Atividades de educação física, alongamento e qualidade de vida e apresentação sobre o Esporte à Meia-Noite, das 9 às 17 horas

Polícia Civil
Exposição de viatura da Divisão de Operações Especiais
Exposição do helicóptero da Divisão de Operações Aéreas
Unidade móvel da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher
Emissão de carteira de identidade — Programa Identidade Solidária
Exposição de dinheiro e documentos falsos — Instituto de Criminalística
Médicos e dentistas da Policlínica da Polícia Civil prestarão atendimento à comunidade
Museu de Drogas da Academia de Polícia Civil

Polícia Militar
Exposição de helicóptero do Batalhão de Aviação Operacional e de viaturas e veículos operacionais diversos
Unidade Móvel do Comando da Polícia Militar
Presença do BPChoque, do Batalhão de Policiamento Ambiental, do Batalhão de Trânsito, da Cavalaria, da Rotam e do 4º Batalhão da Polícia Militar, que cuida da área

Departamento de Trânsito
Palestra para a comunidade com orientações sobre segurança no trânsito
Jogos interativos com regras de trânsito
Distribuição de material educativo
Exposição de motos, viaturas e aeronave da corporação

Corpo de Bombeiros Militar
Palestras preventivas
Atendimento fisioterápico
Aferição de peso, do Índice de Massa Corpórea (IMC) e orientação sobre atividades físicas
Atendimento à comunidade com médicos e dentistas da corporação
Distribuição de medicamentos prescritos pelos médicos e de preservativos
Exposição de helicóptero, viaturas e veículos operacionais